WhatsApp Business: que tal usar a ferramenta para aumentar as vendas?
maio 20, 2021
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Quantas pessoas você conhece que não possuem WhatsApp? Temos certeza que são bem poucas. Afinal, o app virou um fenômeno no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia do seu alcance, no globo são mais de 2 bilhões de usuários e, desse total, são 120 milhões só no Brasil, de acordo com dados do Grupo Croma, que aponta que 59% dos brasileiros deixam o app na tela inicial do smartphone. Com tanto alcance e popularidade, que tal usá-lo também para os seus negócios? Apresentamos o WhatsApp business.
Como precisamos sempre pensar em possibilidades para apresentar o nosso trabalho e fechar negócios, essa pode ser uma importante ferramenta para vender e incrementar o faturamento. Aliás, todo dinheiro extra é bem vindo, certo?
Além disso, por conta da praticidade da troca de mensagens e até chamada de vídeo ou voz do WhatsApp, o telefone acaba sendo deixado de lado. Neste caso, o celular se torna fundamental.
Mas lembre-se: não será uma tarefa fácil e não vai dar resultado de uma hora para outra, é preciso saber usá-lo, além de dedicação e empenho. Dessa forma, pense direitinho como atingir seus clientes, seja criativo e mostre-se. Enfim, o ideal é criar um planejamento estratégico para essa tarefa.
Interessante…Como eu começo?
O primeiro passo é possuir o WhatsApp Business, uma versão do aplicativo com foco em empresas. Com ele, você pode inserir mais informações sobre o seu negócio, como estilo de fotos, por exemplo, e diversas ferramentas exclusivas.
Baixe o aplicativo na Apple Store ou Google Play Store e verifique o número que será utilizado. Você pode até usar o número que utiliza na versão “normal” e transferi-lo para a nova. Lembrando que você pode usar as duas versões no mesmo aparelho, desde que cada app esteja vinculado a um número diferente.
Antes de iniciar a sua divulgação, algo muito importante é: peça autorização para os seus clientes para mandar as informações, pois, do contrário, pode acabar prejudicando o seu trabalho em vez de ajuda-lo. Tente sempre não ser invasivo.
De posse dessas informações básicas, vamos aos passos importantes:
Apresente bem o seu perfil comercial no whatsapp business
Primeiramente, seja detalhista nessa apresentação. Além disso, não esqueça de usar uma boa marca, o estilo de fotos que você é especialista, os contatos, endereços, e-mail, horário de funcionamento e mais informações básicas que fiquem evidentes para quem visualizá-la.
Cadastre mensagens automáticas
Aqui você poderá fornecer informações relevantes sobre seus serviços para o público. Além disso, você pode cadastrar três tipos de mensagens: saudação – uma mensagem de boas-vindas para começar um relacionamento de sucesso com os consumidores; mensagem de ausência – que pode ser usada em horários com maior movimento e nos momentos em que sua empresa estiver fechada; e Respostas rápidas com aquelas dúvidas mais frequentes que acompanham o seu trabalho, como formas de pagamento, valores, prazo de entrega, entre outros.
Catálogo de produtos
Crie uma vitrine para as suas fotografias. Descreva bem o seu trabalho, use links interessantes e códigos. Desperte a atenção de quem o acompanha, mostre aqui o seu melhor. Afinal, desta forma você já enche os olhos de quem contrata você. Você pode cadastrar até 500 trabalhos.
Use o “status” do WhatsApp business
Sabe os stories do Instagram e do Facebook? Então, o WhatsApp também usa esse recurso. Dessa forma, apresente seus trabalhos, realize campanhas, mostre-se (de novo isso? Claro, sempre). O dia a dia de um fotógrafo é muito interessante e pode ser um bom gatilho para estimular a venda.
Estabeleça uma rotina
Por fim, não deixe para trabalhar no WhatsApp só quando der. Estabeleça uma hora do dia para fazer isso. É muito importante que ele faça parte do seu cotidiano. Afinal, ele trará vendas, aberturas para conversas com clientes, e até troca de experiências.
Seguindo esses passos, temos certeza que você será um sucesso maior ainda. Se você já usa para seu negócio, conta pra gente aqui embaixo a sua experiência. Comente também o que achou deste post, seu feedback é sempre importante!
Mas nem pense em sair do nosso blog hein? Fica mais um pouco, tome um cafézinho e veja outros posts nossos, tenho certeza que você vai curtir. Tem tanta coisa pra você ver. Se sente confuso em como cobrar seus clientes pelos ensaios fotográficos? A gente te ajuda. Clica aqui pra ver nossas dicas =).
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