Dia Mundial da Fotografia

Dia Mundial da Fotografia – Como tudo começou?

agosto 19, 2021

COMPARTILHE

Enfim, chegamos em uma data especial na vida do(a) fotógrafo(a), o dia mundial da fotografia. Por conta disso, que tal lembrarmos um pouco de como esta data importante surgiu? Vamos ver logo abaixo!

No 19 de agosto, o cientista francês François Arago, em reunião do Instituto da França, anunciou que o governo adquiriu o invento do daguerreótipo, um dispositivo desenvolvido nos anos de 1830 por Nicéphore Niépce e Louis Daguerre, mas como Niépce morreu no começo de 1833, o nome da tecnologia foi creditado à Daguerre.

Blog IpsisPro crianca-segurando-uma-camera-antiga Dia Mundial da Fotografia – Como tudo começou?

Com o passar dos anos, as cameras foram mudando e melhorando.

E o que é a Daguerreotipia? É uma técnica que consiste em fixar uma imagem em uma placa de cobre revestida com prata, expondo-a a cristais de iodo. Com ela, foi possível fazer registros e, por meio dele, inventar a fotografia.

Por conta desse marco, o dia 19 de agosto foi instituído o Dia Mundial da Fotografia.  Esta, se tornou uma data especial para nós, profissionais da área e para humanidade, pois a partir desse momento, foi possível fazer registros e, assim, ajudar a contar histórias.

Mas antes do daguerreotipo – processo que utilizou-se no mundo inteiro e, mais tarde, substituído pela Colotipia –, a primeira fotografia já ganhou o mundo e foi feita também na França por Joseph Nicèphore Niépce, em 1826, batizada como Vista em Le Gras.

Controvérsia

A chegada do daguerreotipo não aconteceu sem controvérsias. Enquanto Daguerre apresentava seu método na França, Henry Fox Talbot (1800 – 1877) desenvolvia outro processo de captação na Inglaterra, o que levou a uma guerra de patentes.

Outro que reivindicou para si a invenção foi o francês Hippolyte Bayard (1801 – 1887). Bayard deixou de ser oficialmente reconhecido como um dos inventores da fotografia ao ser convencido por François Arago, um amigo de Louis Daguerre, a adiar o anúncio de sua invenção à Academia Francesa de Ciências.

A injustiça, no entanto, garantiu a Bayard algum pioneirismo: é dele aquela que é considerada a primeira fotografia posada, “Autorretrato de um homem afogado”. Na imagem, o inventor simula seu próprio suicídio. No verso da fotografia, ele escreveu um texto que dizia ter se matado pela falta de reconhecimento do governo francês.

Blog IpsisPro crianca-tirando-foto Dia Mundial da Fotografia – Como tudo começou?

A história da fotografia também apresenta algumas controvérsias

Como a fotografia chegou no Brasil?

A chegada da fotografia no Brasil aconteceu pelas mãos de Hercule Florence. Esse pintor e naturalista francês se mudou para terras tupiniquins em 1824 e, assim, depois de realizar uma série de testes e experimentos conseguiu, em 1833, registrar uma cena. Para tanto, utilizou uma câmera escura e inseriu no equipamento uma chapa de vidro. Para imprimir o retrato, fez uso de um papel sensibilizado.

Nesse contexto, é fundamental ressaltarmos uma importante descoberta sobre a história da fotografia no Brasil que se tornou registro em matéria do G1. De acordo com a reportagem, em 1832, a primeira ideia para surgir a fotografia brasileira teve registro em um documento pelo próprio francês. Aliás, este documento revelou o seu método para clicar uma cena. Consistia em fixar as imagens na câmera escura e assim utilizar a ação da luz.

Essa forma de reprodução fotográfica surgiu no Rio de Janeiro. Para formar a imagem, contou com um processo um pouco diferente do de Hercule Florence. Nesse método, a imagem formou-se sobre uma camada de prata polida.

Em seguida, acontecia a inserção em uma placa de cobre e, por fim, a sensibilização da imagem em vapor de iodo. Por fim, nesse período, realizou-se a primeira fotografia do Brasil, oficialmente falando. O resto é história!

Blog IpsisPro maquina-nova-e-antiga Dia Mundial da Fotografia – Como tudo começou?

A diferença entre uma maquina fotográfica antiga com uma moderna

O dia mundial da fotografia na vida dos fotógrafos

Há muito o que falar no Dia Mundial da Fotografia, mas nossa intenção foi destacar o surgimento da fotografia para que a gente entenda como tudo começou e saber de onde viemos. E para onde vamos? Isso só o tempo dirá.

E, para finalizar, gostaríamos de parabenizar todos os profissionais da fotografia por esse dia tão importante e agradecer a cada um de vocês por estarem com a gente.

Fonte: G1, O Globo e Laart

Blog IpsisPro fotografa-tirando-foto Dia Mundial da Fotografia – Como tudo começou?

Parabéns pelo seu dia fotógrafo(a)!!

Enfim, esperamos que tenha curtido este conteúdo sobre o dia mundial da fotografia, uma data importante para todos os fotógrafos! E já que estamos falando de fotografia, que tal ver um post nosso sobre a grande fotógrafa Imogen Cunningham? Temos certeza que você vai adorar! Acesse aqui.

Por fim, siga-nos nas redes sociais:

IpsisPRO – Instagram | Facebook | Pinterest  | Twitter

IpsisPUB – Instagram

Fotografos Online – Instagram

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades