
Emojis: quando, como e onde usar? Tiramos suas dúvidas!
julho 29, 2021
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Cringe ou millennial? Nas últimas semanas, uma discussão virtual entre jovens da geração Z (pessoas com até 24 anos) e millennials (com 25 e 40 anos) tomou conta da internet. O termo cringe – que significa comportamento vergonhoso ou constrangedor – foi utilizado pela geração Z para criticar os hábitos do millennials, como tomar café da manhã, usar calça skinny, fazer memes com “pagar boletos e beber litrão”, gostar de Friends e Harry Potter, usar hashtags em postagens no Instagram e até usar emojis para se comunicar. Aliás, é deles que vamos falar hoje: seria “old school” usá-los? Quando e onde devem ser usados?
Os emojis – representações gráficas de emoções, ações e objetos – fazem parte das nossas vidas há alguns anos e se popularizaram ainda mais com a popularização dos smartphones. Além disso, eles nos ajudam a deixar as mensagens com mais emoção e dar a entonação certa para o que queremos expressar.

Os emojis são muito usados nos bate-papos
São também utilizados para deixar as mensagens mais simpáticas, divertidas, empáticas e assertivas, inclusive nas comunicações de negócios, gerando mais engajamento. Aliás, se bem utilizada, se torna uma estratégia interessante e que merece um destaque também nas suas mensagens comerciais.
Por fim, eles têm o poder de mexer mesmo com as pessoas. Pesquisas apontam que eles amplificam qualquer mensagem que queiram transmitir e ainda encantam e divertem as pessoas, amplificam o sentido de qualquer mensagem; dizem mais do que “mil palavras”, e produzem no cérebro das pessoas o mesmo efeito de um rosto humano.
Emojis nas comunicações
Que tal conversar com seus clientes de forma mais direta e divertida? Os emojis têm essa função, como já falamos. É ainda uma maneira de você se diferenciar e ter um contato mais próximo com o seu público. Quando você manda um e-mail para seu cliente, essa é uma forma de tornar a comunicação impessoal e trazer uma leveza à mensagem.
Claro que os emojis tornam a conversa mais humanizada, mas também é importante que a mensagem em si seja mais descontraída. Não vale ser formal e usar as “carinhas”, não é mesmo?

As conversas ficam descontraídas utilizando emoticons
Então capriche na mensagem com uma linguagem mais natural e invista na personalização do conteúdo. Conforme for escrevendo, vá inserindo os emojis. Mas cuidado: se você faz isso a cada frase torna-se chato. Então use com moderação.
Sabe onde também você pode usá-los? Nas mensagens de chats e nas redes sociais. Grandes marcas como Itaú, Mc Donalds, Disney, Ifood, Rappi, entre outras, já utilizam e você pode usá-las como modelos. Algo muito importante: saiba o que significa cada um, afinal, um envio errado pode prejudicar toda a sua comunicação.

Os emojis estão ficando cada vez mais famosos nos chats
Veja quando usar
Os emojis são ótimos para reforçar o que está sendo escrito, ou até mesmo para expressar algum sentimento. Em alguns momentos, eles fazem a diferença:
– No assunto de um e-mail para reforçar o tema.
– No atendimento para humanizar a fala e se aproximar do cliente. Afinal, ninguém gosta de falar com robôs, não é mesmo?
-Em publicações de redes sociais para reforçar sentimentos.
– Em anúncios publicitários, sempre que o tema for leve.

Nos casos acima, o uso é livre
Quando não usar
Eles são ótimas soluções, mas também podem ser inadequados em certas ocasiões, causando até confusões. Saiba quando não usar:
– Assuntos sérios. Trate as conversas com mais formalidade.
– Atendimento em que o cliente está muito insatisfeito. Dessa forma, você evitará mais desgastes com o mesmo.
– Referências inadequadas ao seu público, como em conotações sexuais ou gestos obscenos.
– Exagero, aplicando um emoji em toda frase ou várias vezes ao longo de um conteúdo. Afinal, acaba tornando o texto mais enjoativo.

Nos casos acima, evite usá-los
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