Emojis - Como e quando usar

Emojis: quando, como e onde usar? Tiramos suas dúvidas!

julho 29, 2021

COMPARTILHE

Cringe ou millennial? Nas últimas semanas, uma discussão virtual entre jovens da geração Z (pessoas com até 24 anos) e millennials (com 25 e 40 anos) tomou conta da internet. O termo cringe – que significa comportamento vergonhoso ou constrangedor – foi utilizado pela geração Z para criticar os hábitos do millennials, como tomar café da manhã, usar calça skinny, fazer memes com “pagar boletos e beber litrão”, gostar de Friends e Harry Potter, usar hashtags em postagens no Instagram e até usar emojis para se comunicar. Aliás, é deles que vamos falar hoje: seria “old school” usá-los? Quando e onde devem ser usados?

Os emojis – representações gráficas de emoções, ações e objetos – fazem parte das nossas vidas há alguns anos e se popularizaram ainda mais com a popularização dos smartphones. Além disso, eles nos ajudam a deixar as mensagens com mais emoção e dar a entonação certa para o que queremos expressar.

Blog IpsisPro os-emojis-sao-muito-usados-nos-bate-papos Emojis: quando, como e onde usar? Tiramos suas dúvidas!

Os emojis são muito usados nos bate-papos

São também utilizados para deixar as mensagens mais simpáticas, divertidas, empáticas e assertivas, inclusive nas comunicações de negócios, gerando mais engajamento. Aliás, se bem utilizada, se torna uma estratégia interessante e que merece um destaque também nas suas mensagens comerciais.

Por fim, eles têm o poder de mexer mesmo com as pessoas. Pesquisas apontam que eles amplificam qualquer mensagem que queiram transmitir e ainda encantam e divertem as pessoas, amplificam o sentido de qualquer mensagem; dizem mais do que “mil palavras”, e produzem no cérebro das pessoas o mesmo efeito de um rosto humano.

Emojis nas comunicações

Que tal conversar com seus clientes de forma mais direta e divertida? Os emojis têm essa função, como já falamos. É ainda uma maneira de você se diferenciar e ter um contato mais próximo com o seu público. Quando você manda um e-mail para seu cliente, essa é uma forma de tornar a comunicação impessoal e trazer uma leveza à mensagem.

Claro que os emojis tornam a conversa mais humanizada, mas também é importante que a mensagem em si seja mais descontraída. Não vale ser formal e usar as “carinhas”, não é mesmo?

Blog IpsisPro as-conversas-ficam-descontraidas-utilizando-emoticons Emojis: quando, como e onde usar? Tiramos suas dúvidas!

As conversas ficam descontraídas utilizando emoticons

Então capriche na mensagem com uma linguagem mais natural e invista na personalização do conteúdo. Conforme for escrevendo, vá inserindo os emojis. Mas cuidado: se você faz isso a cada frase torna-se chato. Então use com moderação.

Sabe onde também você pode usá-los? Nas mensagens de chats e nas redes sociais. Grandes marcas como Itaú, Mc Donalds, Disney, Ifood, Rappi, entre outras, já utilizam e você pode usá-las como modelos. Algo muito importante: saiba o que significa cada um, afinal, um envio errado pode prejudicar toda a sua comunicação.

Blog IpsisPro Os-emojis-estao-ficando-cada-vez-mais-famosos-nos-chats Emojis: quando, como e onde usar? Tiramos suas dúvidas!

Os emojis estão ficando cada vez mais famosos nos chats

Veja quando usar

Os emojis são ótimos para reforçar o que está sendo escrito, ou até mesmo para expressar algum sentimento. Em alguns momentos, eles fazem a diferença:

– No assunto de um e-mail para reforçar o tema.

– No atendimento para humanizar a fala e se aproximar do cliente. Afinal, ninguém gosta de falar com robôs, não é mesmo?

-Em publicações de redes sociais para reforçar sentimentos.

– Em anúncios publicitários, sempre que o tema for leve.

Blog IpsisPro Nos-casos-acima-o-uso-e-livre Emojis: quando, como e onde usar? Tiramos suas dúvidas!

Nos casos acima, o uso é livre

Quando não usar

Eles são ótimas soluções, mas também podem ser inadequados em certas ocasiões, causando até confusões. Saiba quando não usar:

– Assuntos sérios. Trate as conversas com mais formalidade.

– Atendimento em que o cliente está muito insatisfeito. Dessa forma, você evitará mais desgastes com o mesmo.

– Referências inadequadas ao seu público, como em conotações sexuais ou gestos obscenos.

– Exagero, aplicando um emoji em toda frase ou várias vezes ao longo de um conteúdo. Afinal, acaba tornando o texto mais enjoativo.

Blog IpsisPro Nos-casos-acima-evite-usa-los Emojis: quando, como e onde usar? Tiramos suas dúvidas!

Nos casos acima, evite usá-los

Enfim, esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo, amigo(a) fotógrafo(a). Temos um post bem bacana sobre o Spotify Code, uma novidade que trará mais valor aos seus fotolivros. Aliás, você já conhece  o site da IpsisPRO? Não? Acesse agora e conheça nossos serviços de encadernação para álbuns fotográficos. Você vai adorar nossa linhas com capas revestidas e capa de acrílico!

Por fim, siga-nos nas redes sociais:

IpsisPRO – Instagram | Facebook | Pinterest  | Twitter

IpsisPUB – Instagram

Fotografos Online – Instagram

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades