fotografia cinema

5 Filmes que todo fotógrafo deveria assistir

setembro 18, 2019

COMPARTILHE

Assistir filmes é muito bom né? No cinema ou em casa, com a família, parceiro, companheiro, amigos, gato e cachorro ou até mesmo sozinho. Com pipoca, refrigerante e coxinha ou sem nada. É sempre uma experiência boa. E se eu te disser que enquanto assiste filmes você também pode aprender e se aperfeiçoar na fotografia?

É verdade. Neste post eu falei sobre o que podemos aprender com a fotografia do cinema. E agora vou indicar alguns filmes que todo fotógrafo deveria assistir. Então, prepara a pipoca, pega o refrigerante, separa um chocolate… e vem comigo!

Janela Indiscreta (1954)

Blog IpsisPro Janela-indiscreta 5 Filmes que todo fotógrafo deveria assistir

Um das obras mais marcantes do mestre do suspense, Alfred Hitchcok, e um marco na história do cinema. O filme conta a história de um fotógrafo que fraturou a perna enquanto trabalhava e agora precisa ficar em casa, repousando. Entediado, ele decide usar seu equipamento para observar a vizinhança e acaba descobrindo coisas que não gostaria. O filme mostra como o olho humano é extremamente potente e o quanto o poder da observação atenta é importante.

O Mágico de Oz (1939)

Blog IpsisPro magicoOz-1024x576 5 Filmes que todo fotógrafo deveria assistir

O filme mais antigo desta lista e um dos primeiros que utilizou a tecnologia de coloração da Technicolor. Toda a narrativa deste filme é atrelada às cores e à fotografia. Enquanto Dorothy está no Kansas, todo o filme é puxado para o sépia, mas quando ela entra no mundo mágico de Oz, tudo ganha cor.

Ele conta a história de uma menina que viaja acidentalmente pra um mundo desconhecido e precisa encontrar um jeito de voltar para casa. Ao longo de sua jornada, ela faz amigos bem peculiares: um espantalho que deseja um cérebro, um homem de lata que quer ter um coração e um leão que quer coragem. Os quatro se juntam para encontrar o famoso Mágico de Oz, esperando que ele atenda todos os seus pedidos

A Origem (2010)

Blog IpsisPro inception 5 Filmes que todo fotógrafo deveria assistir

Uma obra genial de um diretor genial. A Origem é o tipo de filme que quando acaba a gente precisa de um tempo para assimilar tudo aquilo que acabou de rolar na nossa frente.

O enredo conta a história de um ladrão que invade os sonhos das pessoas para roubar seus segredos e isso faz com que ele seja procurado por pessoas da espionagem empresarial que lhe dão uma missão quase impossível de ser realizada.

Um universo onde a mente humana é capaz de penetrar durante o sono nos proporciona uma infinidade de possibilidades, afinal, é o mundo dos sonhos. Tudo pode acontecer ali. Então não espere nada menos do que uma fotografia incrível e surrealista.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Blog IpsisPro ameliePoulain-1024x536 5 Filmes que todo fotógrafo deveria assistir

Após mudar para uma nova casa, em Paris, Amélie encontra uma caixa perdida em seu porão. Imaginando que poderia ser do antigo dono, ela decide procurá-lo e entregar o objeto. Ao encontrá-lo, Amélie percebe que o rapaz chora de emoção ao rever sua caixa e decide que esse será o novo sentido de sua vida: levar alegria às pessoas através de pequenos gestos.

O enredo é lindo, mas a fotografia desse filme roubou completamente a cena. O filme tem um primor visual, cores marcantes, fotografia muito bem trabalhada e cheia de detalhes.

Gravidade (2013)

Blog IpsisPro gravity2 5 Filmes que todo fotógrafo deveria assistir

O astronauta Matt Kowaslki e a doutora Ryan Stone vão para o espaço para consertar o telescópio Hubble. Entretanto, são surpreendidos por uma chuva de destroços de um satélite fazendo com que eles se percam no infinito do espaço sideral. Agora, sem contato com a base da Nasa, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em um ambiente inóspito para o ser humano.

Ou seja, um filme com a paleta de cores bastante escura, onde o jogo de luzes foi muito utilizado e os resultados são incríveis. Gravidade ganhou o Oscar de melhor fotografia, em 2014 e entrou para a história do cinema.

E aí, já assistiu algum desses filmes? Viu todos? Não viu nenhum?

Então tá aí uma boa pedida para o fim de semana. Selecione alguns desses, prepare um pipoca com manteiga, fecha a cortina da sala pra criar aquele clima e bom filme! 🙂

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades