Foco na fotografia

Foco [Por onde eu começo?]

setembro 30, 2020

COMPARTILHE

Ter foco é muito importante, seja na vida ou na fotografia. Como estamos falando de registro de imagens aqui no blog, vamos ficar com a segunda opção, hehe. Esse é um dos conceitos mais básicos, mais essenciais na fotografia e também uma técnica fundamental para quem deseja ter um clique com qualidade. Para ficar bem claro: estamos falando daquela parte da imagem que está nítida, chamando mais atenção do que os elementos que estão fora do ponto de nitidez e que fala também sobre a imagem.

Mas afinal como funciona este recurso?

O foco, além de destacar um ponto específico na fotografia, ainda desperta interesse no olhar do observador. Afinal, ele consegue percorrer toda a imagem, aprimorando a percepção visual. Atualmente, a maioria das câmeras digitais modernas consegue fazer o foco da lente automaticamente. Porém, sugere-se usar a forma manual mesmo, por meio do anel da objetiva, para que o fotógrafo determine com precisão em que plano estará o oco. Além disso, o modo manual garante um melhor foco na fotografia. É bem melhor para fotos macro, já que as câmeras têm dificuldade em focar objetos muito próximos da lente.

 

Blog IpsisPro Foco-01 Foco [Por onde eu começo?]

 

Por outro lado, de acordo com o site Fotografe Melhor, “usar o foco manual nas DSLRs e mirrorless mais recentes é um tanto trabalhoso, já que a maioria delas é otimizada para o sistema de foco automático. O curso do anel de foco nas objetivas, por exemplo, geralmente é curto e há poucos auxílios no visor da câmera para identificar o plano em foco, como existe nas reflex antigas sem o recurso automático. Em contrapartida, os fabricantes oferecem sofisticados sistemas de autofoco, que trazem mais agilidade para o registro quando se fotografa pelo visor”.

Dicas para conseguir aquele foco na fotografia:

Trouxemos abaixo algumas dicas para que suas fotos tenham os melhores focos:

•Ache o equilíbrio entre o ajuste da câmera e o manual. À medida que você vai trabalhando, você vai entendendo a melhor maneira de fazer isso;

•Se for tirar foto de pessoas, um retrato, foque nos olhos da pessoa. Utilize uma abertura grande para diminuir a profundidade de campo e obter o efeito “fundo desfocado”;

•Se tiver tirando foto de uma paisagem, foque em um terço acima da parte inferior da cena;

•No caso de fotos de lua, estrelas, fogos de artificio, por exemplo, use o foco infinito para que sua composição fique bem nítida, a partir de uma distância mínima, indicada no manual do equipamento. Não esqueça de verificar se o indicador está na posição exata;

•No autofoco single, ou AF single, é possível ajustar o seu equipamento para focar quando o disparador é acionado até metade e para a lente focada no objeto selecionado até que a fotografia seja feita e o disparador liberado.

 

Blog IpsisPro Foco-02 Foco [Por onde eu começo?]

 

Bem, isso é tudo. Com essas dicas, temos certeza que suas fotografias terão um foco perfeito!

E aí, gostou das dicas? 😀 Fizemos um post sobre ISO na fotografia, que tal dar uma olhadinha? Tenho certeza que você vai gostar *-*

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades