Fotografias profissionais: 10 dicas de como melhorar a foto

Fotografias Profissionais: 10 dicas para melhorar suas fotos

agosto 5, 2021

COMPARTILHE

Nós sempre falamos que para tirar boas fotos é preciso de técnica, de estudo, de experiência e de um olhar apurado. Claro que tudo isso a gente adquire ao longo do tempo, à medida que vamos nos aprimorando, tirando fotos e experimentando. Com o tempo, os resultados chegam à tona, mostrando fotografias profissionais.

Sempre existem dicas que ajudam demais na hora de fotografar, afinal queremos melhorar, não é mesmo? Fotografia é isso: aprimoramento. Por isso, separamos 10 ideias simples que ajudarão você a caprichar ainda mais no seu trabalho.

Capriche na luz

Primeiramente, foto é luz, sempre falamos disso aqui e essa, claro, tinha que ser a nossa primeira dica. Se puder, abuse da luz do dia, aproveite a luz natural– mas também não há problema em usar luzes artificiais. Enfim, busque sempre equilibrar a intensidade da luz entre o assunto e o plano de fundo.

Blog IpsisPro A-luz-e-importante-para-fotografia Fotografias Profissionais: 10 dicas para melhorar suas fotos

A luz é importante para uma excelente fotografia.

O seu equipamento é o ideal para fotografias profissionais

Não se preocupe com a câmera e com o valor dela: tenho certeza que a sua é ideal para o tipo de foto que você tira. Há inúmeras câmeras no mercado, de diferentes valores, mas isso nada interfere se as principais qualidades são as suas habilidades e criatividade. Não ache que porque foi lançado um modelo novo, você tem que deixar a sua câmera de lado. Por fim, dê valor ao que você tem.

Abuse da criatividade 

Brinque, explore, teste novas possibilidades. Só assim você conseguirá crescer na profissão e melhorar suas fotos constantemente. Afinal, aqui tudo é experimentação. E há algo melhor do que se divertir enquanto trabalhamos? Brinque com o novo.

Blog IpsisPro A-criatividade-vai-te-trazer-novas-ideias Fotografias Profissionais: 10 dicas para melhorar suas fotos

A criatividade vai te trazer novas ideias para ensaios e fotografias profissionais.

Busque novos cenários para suas fotografias profissionais

Nunca fique preso a um estilo e um cenário. Não é porque você faz fotos de casamentos, por exemplo, que você sempre irá tirar do mesmo jeito e no mesmo lugar. Pesquise, tenha novos olhares, busque constantemente um diferencial. Assim, isso dará até um caráter exclusivo ao seu trabalho.

Converse sempre com outros profissionais

Essa troca é fundamental para quem quer melhorar na profissão. Um bate-papo com outro fotógrafo pode abrir a sua cabeça para ideias que talvez nunca tenha pensado e/ou adquirir novos conhecimentos. Dessa forma, você também poderá passar um pouco do que aprendeu com as suas experiências.

Fotografe sempre

Tem uma folga na semana? Está em casa no fim de semana sem nada para fazer? Teste seu olhar. Pegue sua câmera e vá tirar fotos. Claro que faça antes um planejamento para não perder tempo e tirar as fotos de qualquer jeito. Aliás, essa prática é muito importante para você testar novas possibilidades. Dessa forma, você vai ver como isso irá melhorar o seu trabalho.

Blog IpsisPro Lembre-se-a-pratica-leva-a-perfeicao Fotografias Profissionais: 10 dicas para melhorar suas fotos

Lembre-se: A prática leva a perfeição.

Fotografias profissionais envolvem saber dirigir um ensaio

O fotógrafo tem um pouco de diretor dentro de si, não é? Então procure sempre deixar o seu fotografado bem à vontade, tirando o melhor dele, conversando, deixando-o livre. Pense em boas poses e locações incríveis.

Não abuse do flash

O flash é um complemento da fotografia e, raramente, deve ser utilizado no modo automático. No manual, não utilize essa luz apenas no escuro. Ela é ideal para equalizar a iluminação natural. Então saiba dosar isso.

Blog IpsisPro Controle-o-uso-dos-flashes Fotografias Profissionais: 10 dicas para melhorar suas fotos

Controle o uso dos flashes.

Sempre prefira o zoom óptico

As câmeras profissionais que possuem uma objetiva com zoom óptico permitem foco e qualidade melhores. Já o zoom digital distorce a imagem e reduz a nitidez. Por isso, prefira o recurso analógico nesse caso.

Ajuste a câmera para o tipo de foto que você quer fazer

Você vai fazer um retrato? Sua câmera provavelmente tem uma configuração específica para essa finalidade. Precisa de imagens em alta velocidade? Configure. A máquina também pode ser programada para fazer fotos de paisagem. Afinal, o importante é colocar o conjunto de configurações correto para determinada situação.

Blog IpsisPro Ajuste-a-camera-para-otimas-fotos Fotografias Profissionais: 10 dicas para melhorar suas fotos

Uma câmera bem ajustada resulta em fotografias profissionais.

E aí fotógrafa (o), o que achou de nossas dicas? Temos certeza que você conseguirá o resultado desejado, tirando diversas fotografias profissionais. Aliás, temos um post sobre o marketing para os fotógrafos, que tal dar uma lida também? 🙂 Clique aqui e veja como divulgar o seu trabalho.

Você conhece a IpsisPRO? Somos a melhor encadernadora do Brasil! Acesse nosso site para conhecer mais. Além disso, se cadastrando em nosso site, você ganha 20% de desconto para o seu primeiro pedido.

Por fim, siga-nos nas redes sociais:

IpsisPRO – Instagram | Facebook | Pinterest | Twitter

IpsisPUB – Instagram

Fotografos Online – Instagram

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades