luz na fotografia

Luz [Por onde eu começo?]

outubro 28, 2020

COMPARTILHE

Sem luz não há fotografia, isso é fato. É essencial que o fotógrafo saiba como lidar com ela. Para quem está começando, essa pode ser uma dificuldade, mas com apenas alguns truques, observação e tempo de experiência, você irá tirar isso de letra. Muitos profissionais preferem investir em grandes – e caros – equipamentos, como holofotes, por exemplo, mas como a grana está curta ultimamente, temos várias opções que deixam suas fotos incríveis sem investir aquele dinheiro que você não tem.

Com uma fonte de luz, uma boa câmera e muita criatividade, é possível fazer registros perfeitos e, para isso, você só precisa de algumas técnicas e criar formas criativas de dar luz ao seu trabalho. Isso vale tanto para quem já domina a luz natural e também para quem ainda está descobrindo a luz artificial.

Confira algumas dicas importantes:

Blog IpsisPro beautiful-sunrise-shores-lake-yarinacocha-pucallpa Luz [Por onde eu começo?]

Use e abuse da Golden Hour em iluminação natural

Todo fotógrafo é apaixonado pela Golden hour (hora de ouro), aquela do início da manhã ou fim da tarde, antes do sol se pôr e, segundo a maioria dos profissionais, é a melhor hora para seus cliques, por ser uma luz quente e, ao mesmo tempo, suave. Nesse horário, a sombra não fica tão evidente, não afeta a expressão do modelo e contra a luz fica sensacional, pois ilumina demais. Portanto, se você quer beleza em uma sessão ao ar livre, prefira marcar esses horários.

Blog IpsisPro photography-studio-flash-strobe Luz [Por onde eu começo?]

Flash: vilão ou mocinho

Ainda não há um consenso no meio fotográfico quanto ao uso do flash: para uns, é um vilão, já outros adoram. Pelo resultado só ser visto após o disparo, é muito importante ter em mente que o modo de medição da sua câmera influencia diretamente na potência que o seu flash escolhe quando está em TTL. É recomendado utilizar medição matricial, mas, em certos casos, é interessante explorar a pontual. O uso de fotômetro é recomendado para ter precisão nos flashes e dê o valor de ISO e a velocidade que quer utilizar, assim você terá abertura com precisão e rapidez. E não esqueça: quanto maior a distância entre o flash e o assunto, menor a potência da luz emitida.

Truques simples e funcionais

Lembra que já falamos de criatividade? Pois é, aqui você vai aprender várias dicas para cliques incríveis. Se você não tem grana para os modificadores de luz, uma simples sacola de shopping branca faz toda a diferença. Para garantir um bom resultado, você só vai precisar de um flash. Os painéis de LED e os ring lights (mais acessíveis), tão usados hoje, são perfeitos como fontes de luz contínua. Para fotografar objetos, um truque simples faz toda a diferença: use uma folha de alumínio como fundo. Você verá a diferença que faz!

Configurações da câmera que ajudam

A câmera fotográfica também ajuda nisso, sabia? O modo easy, por exemplo, aumenta de forma automática a sensibilidade ISO do sensor para captar ainda mais detalhes da imagem, conforme a luz do ambiente. Outro ponto importante é a abertura do diafragma, que tem relação com a quantidade de luz que chega no sensor. Desta forma, quanto mais aberto estiver, mais luz entra e vice-versa. Portanto, se tiver pouca luz, abra o seu diafragma.

Blog IpsisPro beer-mug-celebration-beer-beverage-light-colored-fire-celebration-concept-with-copy-space Luz [Por onde eu começo?]

Busque também as imperfeições

Se você observar bem, existem milhares de fotos lindas que abusam das sombras, dos feixes de luz e das silhuetas. Muitos acham que somente a luz direta e intensa fazem lindas fotos. Engano! Os que citamos acima também são fenomenais e trazem naturalidade. Experimente, teste posições, brinque com a luz. Ela vai te surpreender muito.

E aí, gostou das dicas? Fizemos um post sobre foco na fotografia. Que tal dar uma olhadinha? Tenho certeza que você vai gostar também.

E se estiver procurando um lugar para fazer seus fotolivros e imprimir suas fotos, visita a gente. É só clicar aqui e eu te levo pra lá

E bem… Por enquanto é só. Até a próxima!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades