pós-produção na fotografia

Pós-Produção na fotografia: Saiba como tratar suas fotos

dezembro 16, 2020

COMPARTILHE

Fez aquele ensaio caprichado, tirou fotos incríveis, mas acha que ainda dá para dar um retoque? Chegou a vez da pós-produção, algo fundamental na fotografia e que pode transformar consideravelmente a qualidade do seu trabalho. Mas atenção: isso serve para o bem e para o mal, por isso é fundamental não pesar a mão e saber como fazer para não exagerar nos ajustes. O efeito, em alguns casos, pode virar defeito e estragar tudo. Por isso, vamos falar do que pode ser feito ao mexer em uma fotografia.

Aquele enquadramento que não ficou como você queria, a luz que não ficou tão boa, aquele objeto que pode ganhar destaque, um efeito que pode ser exaltado, recondicionar os pontos de interesse. Tudo isso e muito mais você pode fazer na pós-produção de um ensaio fotográfico. Aliás, essa possibilidade dá um novo rumo ao seu trabalho, podendo melhorá-lo, ajudando você a contar melhor a história e dando maior qualidade à imagem. Esse recurso tem se tornado cada vez mais comum no meio fotográfico e não há nenhum problema em utilizá-lo, desde que você não o use de forma exagerada e não transforme negativamente aquilo que está sendo registrado.

 

Blog IpsisPro Mulher-com-camera-em-maos Pós-Produção na fotografia: Saiba como tratar suas fotos

 

Ferramentas de tratamento

Aqui a sutileza e o bom senso falam mais alto. Recursos para isso existem muitos. Os dois mais usados atualmente são o Photoshop e o Lightroom. Ambos oferecem diversas possibilidades e ferramentas que irão dar aquele trato que você tanto precisa para que seu trabalho tenha mais destaque, seja alterando cores, contrastes, saturação, distorções e sobreposição de imagens. Há também vários aplicativos que podem ser usados, como o Afterlight e Autodesk Pixlr, por exemplo.

Aliás, outra vantagem da pós-produção é que ela, se bem-feita, pode tornar sua foto vendável, atraindo a atenção de compradores. Justamente por isso ela deve ser bem cuidada, sem grandes exageros e respeitando o tamanho original da foto para que ela não sofra distorções ao ser impressa.

 

Blog IpsisPro Pos-Producao-00-1 Pós-Produção na fotografia: Saiba como tratar suas fotos

 

Como obter sucesso em uma pós-produção?

Confira algumas dicas rápidas para uma pós-produção bem-sucedida:

– Não exagere, não pese a mão. Como já falamos, use o bom senso;

– Enalteça o simples e tire os excessos;

– Dedique um tempo para a edição. Esse cuidado é fundamental;

– Valorize os pontos positivos da imagem;

– Cuidado na hora de fazer um corte. Há muitos exemplos de absurdos na internet;

– Invista em um curso de pós-produção. Caso não tenha dinheiro para investir agora, veja tutoriais na internet. Estude;

– Por fim, tente imprimir uma marca ao seu trabalho, valorizando pontos ou destacando cores.

 

Blog IpsisPro Pos-Producao-01-1 Pós-Produção na fotografia: Saiba como tratar suas fotos

 

Enfim, esperamos que tenha gostado deste conteúdo *-* Temos outros posts que com certeza você irá amar. Clique aqui para dar uma olhada 🙂

Fotolivros incríveis com acabamento impecável, venha conferir. Clique aqui para dar uma olhadinha 😀

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades