fotografo redes sociais

Cinco Redes Sociais para o fotógrafo explorar (E faturar!)

outubro 14, 2020

COMPARTILHE

Se você quer mostrar o seu trabalho, divulgar aquilo que faz, as ferramentas que vêm à sua cabeça, certamente, são as redes sociais, não é mesmo? É cada vez mais comum empresas e profissionais autônomos que as utilizam para interagir com o seu público, construir a sua reputação no mercado e buscar novos clientes. Como os fotógrafos trabalham com imagens, é preciso pensar naquelas em que as suas fotografias podem se destacar e, claro, onde haja um grande número de pessoas.

Existem algumas redes que são voltadas para fotógrafos, mas aí há uma armadilha: “como vou divulgar meu trabalho apenas para pessoas da mesma área que eu?”. Elas são boas para fazer networking, mas não apenas para divulgar. É preciso encontrar o seu público. E onde ele está? Nas redes mais populares, como Instagram, Pinterest, Facebook, Flickr, 500px, entre outras. O ideal é que você monte uma estratégia e um cronograma para cada uma delas.

Para isso, vamos ajudar você a conhecer cada uma e entender as suas particularidades.

Instagram

Uma das redes sociais mais populares do mundo e, segundo um estudo da Socialbakers, o Instagram superou o Facebook em número de usuários. Então é hora de explorar, né? Como todo mundo sabe, aqui é o ambiente ideal para postar suas fotografias e conquistar o público. O que facilita também é a sua funcionalidade, já que é possível fazer buscas por hashtags específicas e anúncios personalizados (linkados com o Facebook), por exemplo. Portanto, capriche nos cliques, siga os melhores profissionais e interaja.

 

Blog IpsisPro Redes-sociais-01 Cinco Redes Sociais para o fotógrafo explorar (E faturar!)

 

Pinterest

Para divulgar o seu trabalho, outra opção de rede social é o Pinterest. Tudo ali funciona de forma organizada, com um mural que chama a atenção pelo ser bem estiloso. Ele funciona como uma grande exposição, onde você vai prendendo as imagens com alfinetes (ou pins, em inglês). Assim como o Instagram, você pode seguir pessoas e ganhar seguidores, e também usa hashtags, além de postar e repostar imagens que você gostou (o “pinar” ou “repinar”). Algo que chama atenção no Pinterest é que você pode conhecer os gostos das pessoas que você segue e, assim, direcionar as suas fotografias.

 

Blog IpsisPro Redes-sociais-02 Cinco Redes Sociais para o fotógrafo explorar (E faturar!)

 

Facebook

Mesmo não sendo uma rede social voltada só para fotografia, é possível tirar um bom proveito do Facebook. Aqui você segue as pessoas, posta não só imagens, mas também fatos, conta histórias e faz um bom networking.  Aliás, aproveite para contar curiosidades de uma sessão de fotos, um fato curioso que aconteceu com você e, claro, poste as suas melhores fotografias. Se desejar que muitas pessoas vejam e curtam o seu perfil e/ou post, impulsione a postagem. Mesmo gastando pouco, você pode ter um bom resultado fazendo isso.

 

Blog IpsisPro Redes-Sociais-03 Cinco Redes Sociais para o fotógrafo explorar (E faturar!)

 

Flickr

O Flickr, que pertence ao Yahoo!, vem se destacando muito nos últimos anos como redes sociais de fotografia. Aqui você pode também armazenar (sem redução de qualidade de imagens), ter um álbum virtual, compartilhar fotos em tamanho real e ainda encontrar milhões de imagens com variadas licenças. Repleto de fotógrafos amadores e profissionais, o Flickr é um ótimo canal para networking. Afinal, lá é possível também criar fóruns de debates e sistema de mensagens diretas com os outros usuários.

 

Blog IpsisPro Redes-Sociais-04 Cinco Redes Sociais para o fotógrafo explorar (E faturar!)

 

500px

Essa é uma rede social nova, mas que já conta com mais de 2,5 milhões de usuários. Graças a isso, já possui um número imenso de imagens cadastradas e é muito usado por fotógrafos amadores e profissionais para divulgar o seu trabalho. Muito bem organizado e intuitivo, no 500 px você encontra imagens do mundo todo. Além disso, o site serve como ponte para compra e venda de imagens livres de royalties.

 

Blog IpsisPro Redes-sociais-05-1 Cinco Redes Sociais para o fotógrafo explorar (E faturar!)

 

 

Esperamos que vocês tenha curtido mais esta dica! Temos muitas outras dicas em nosso blog. Como por exemplo, qual a melhor escolha entre câmeras Mirrorless, e câmeras DSLR? Acompanhe com a gente o que conversamos sobre isso. 🙂

Por fim, deixamos um convite a vocês de conhecer nosso site. Tenho certeza que você vai amar e que irá encontrar o fotolivro que é a sua cara. Clique aqui para conhecer *-*

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades