tipos de álbum de casamento

Tipos de álbum de casamento | Saiba escolher o melhor modelo para seu cliente

fevereiro 20, 2019

COMPARTILHE

O álbum de casamento é o registro de uma etapa importante da história de um casal. É ótimo ter fotos lindas diagramadas num fotolivro à mão para mostrar aos amigos, aos filhos ou simplesmente para recordar aquele momento é maravilhoso.

Por isso, se você ainda não oferece álbum de casamento para seus clientes, chegou a hora de estudar mais o assunto e inserir esse produto no seu pacote de fotografia.

Oferecer um lindo álbum de casamento, além de deixar seus clientes mais satisfeitos, irá agregar valor ao seu trabalho e às suas fotos.

Para te ajudar a inserir esse produto ao seu trabalho, vamos te mostrar os tipos de álbum de casamento, tamanhos, papel utilizado, capas e formas de apresentação do produto.

Tipos de álbum de casamento

Modelos

Os dois tipos de álbum de casamento mais utilizados e recomendados são os modelos panorâmico e clássico.

O modelo panorâmico pode ser confeccionado em até quatro gramaturas: 410 gramas, 510 gramas, 630 gramas e 730 gramas.

Gramatura de um papel nada mais é do que o peso de um papel. Quanto maior é a gramatura, mais grosso é o papel.

A gramatura deve ser escolhida conforme o objetivo do álbum de casamento, já que influencia diretamente na qualidade do produto.

Você não precisa escolher a maior gramatura disponível. É possível optar por gramaturas menores e mesmo assim alcançar resultados excelentes.

A menor gramatura disponibilizada pela IpsisPRO, a de 410 gramas, por exemplo, dura até 100 anos sem amarelar ou perder qualidade!

Blog IpsisPro tipos-de-álbum-de-casamento-1024x683 Tipos de álbum de casamento | Saiba escolher o melhor modelo para seu cliente

Tipos de papel

Os tipos de álbum de casamento variam também conforme o papel escolhido para imprimir as fotos. Entre os papéis utilizados nos fotolivros estão o papel fotográfico Lustre, papel fotográfico Pyramid, papel Couché brilho, papel Couché fosco, papel Garda Kiara.

É interessante conhecer a diferença entre os tipos de papel para que o fotolivro fique exatamente como você imaginou.

Por exemplo, a palavra “couché” tem origem francesa e significa “camada”. Esse papel é chamado Couché porque possui uma camada de revestimento de carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos que conferem à sua superfície um alto nível de brancura e lisura, proporcionando assim um acabamento à altura de trabalhos profissionais.

No entanto, por possuir gesso dentre os seus componentes, o papel Couché possui uma secagem da impressão mais lenta, mesmo optando pelo papel com brilho ou sem brilho.

Já o papel fotográfico tem secagem rápida, o que diminui a possibilidade de manchas ou borrões. Garante melhor absorção, nitidez e brilho à foto. Por outro lado, seu contato com o ar pode diminuir consideravelmente a resolução da imagem.

Tamanhos de álbum de casamento

O álbum de casamento, geralmente, tem três formatos com tamanhos que podem variar de acordo com o desejo dos noivos:

– Paisagem: nesse formato, ele pode ter medidas como 19 x 15 e 28 x 21.
– Retrato: no formato retrato, as medidas mais comuns são 21 x 28 e 28 x 36.
– Quadrado: nesse formato, costuma-se usar medidas como 21 x 21 e 30 x 30.

Capas

Outra característica que muda conforme os tipos de álbum de casamento é a confecção da capa. Normalmente, as capas dos fotolivros são duras. Mas é possível escolher entre capas personalizadas com laminação fosca (anti-scaff) ou laminação brilho. Essa decisão vai depender muito do gosto do cliente.

A laminação fosca reflete menos luz quando o leitor está olhando as imagens. Outra vantagem desse tipo de capa é que não fica com marcas de dedos na superfície.

Já a laminação brilho evidencia as cores da capa, deixando-a mais viva e saturada. Esse tipo de material traz um acabamento mais chamativo à peça.

Mini álbum

Outra estratégia que você pode usar para vender mais álbuns de casamento é oferecer aos seus clientes mini álbuns para que eles possam presentear a família.

A tradição de dar mini álbuns para os pais dos noivos vem ganhando cada vez mais força! Fica aí uma dica de mercado que você pode explorar!

Apresentação do álbum de casamento

A forma como o fotolivro é apresentada também difere os diversos tipos de álbum de casamento.

Você pode entregar o fotolivro em estojo fotográfico personalizado ou em estojo revestido personalizado, por exemplo.

O estojo fotográfico personalizado é uma segunda capa na qual é possível imprimir uma das fotos do cliente. Ele também é disponibilizado em laminação fosca anti-scuff ou laminação brilho.

Blog IpsisPro estojo-fotografico-1024x683 Tipos de álbum de casamento | Saiba escolher o melhor modelo para seu cliente

Já o estojo revestido personalizado possui um revestimento de tecido que oferece uma experiência tátil diferente dos estojos lisos. É possível fazer algumas personalizações nele, como gravar o nome do casal.

Blog IpsisPro estojo-revestido-1024x683 Tipos de álbum de casamento | Saiba escolher o melhor modelo para seu cliente

Novas tendências e estampas

É interessante você tentar inovar em tendências e estampas o fotolivro do seu cliente.

No entanto, é preciso se atentar ao gosto dele e tomar cuidado para que o álbum de casamento não fique muito moderno ao ponto de rapidamente ficar fora de moda.

O fotolivro é feito para ser lembrado por todos os dias da vida do casal. Por isso, aposte na tendência clássica e em um acabamento duradouro.

Lembre-se que é importante sempre conversar com o casal sobre seus gostos e preferências. Assim, suas chances de acertar na entrega do produto final serão bem maiores.

E conte com a IpsisPRO para facilitar a sua vida e entregar produtos de qualidade. Entre os nossos diferenciais estão a expertise em impressão e acabamento, o menor preço do mercado profissional, a disponibilização de software gratuito e intuitivo, produção do material em 8 dias úteis e entrega em todo o Brasil.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades