como fazer um fotolivro

Da escolha do software até a impressão: 7 passos de como fazer um fotolivro

janeiro 8, 2019

COMPARTILHE

Quer agregar valor ao seu trabalho e ganhar um dinheiro extra? Comece a oferecer aos seus clientes fotolivros. Neste artigo, você vai aprender o passo a passo de como fazer um fotolivro.

Atualmente, muitos fotógrafos apenas registram os momentos e enviam as fotos para o cliente para que ele utilizar da forma que achar melhor. Mas incluir fotolivro no seu pacote irá trazer ainda mais credibilidade para o seu trabalho.

Além disso, o fotolivro irá aumentar o índice de satisfação dos seus clientes. Não há nada mais emocionante que folhear um livro em que você é o personagem principal.

Não sabe como fazer um fotolivro? Basta seguir os 7 passos que vamos te mostrar aqui.

Como fazer um fotolivro

Passo 1: Software

O primeiro passo para fazer um fotolivro é encontrar um software para diagramação. E essa é a parte mais simples: use o IpsisPro Designer!

Ele é bem instintivo e fácil de usar. Além disso, irá agilizar o seu trabalho na hora de diagramar e enviar seus fotolivros para impressão.

Neste artigo aqui, te ensinamos todas as funcionalidades do IpsisPro Designer e como utilizá-las.

Passo 2: Modelo de Fotolivro

O segundo passo de como fazer um fotolivro é escolher junto com seu cliente o modelo de fotolivro que será montado.

Cada tipo de trabalho ou evento pede um modelo diferente de álbum. Aqui você vê alguns exemplos de fotolivros e quais são os melhores formatos para cada trabalho.

Também é preciso escolher, além do modelo, as dimensões, a gramatura e o tipo de papel. Por exemplo, as gramaturas mais finas, como 210 g/m² deixam o fotolivro mais leve e simples para manusear.

Já nas gramaturas mais grossas, como 630 g/m², são indicadas para trabalhos mais clássicos e com mais sofisticação.

 

Blog IpsisPro como-fazer-um-fotolivro-2-1024x683 Da escolha do software até a impressão: 7 passos de como fazer um fotolivro

Passo 3: Curadoria

Para o terceiro passo de como fazer um fotolivro, você já tem que ter definido com o seu cliente o número de fotos que o álbum irá conter.

O ideal é que o cliente escolha as fotos que ele quer ver no álbum. Mas isso não impede que você faça uma pasta separada com as fotos que você acredita que contam melhor a história daquele momento.

Assim, você dá uma sugestão para o cliente do que seria ideal para um fotolivro e facilita o seu trabalho na hora de diagramar.

Veja aqui algumas dicas de como enviar fotos para o cliente escolher.

Passo 4: Tratamento das fotos

Quando receber as fotos finais escolhidas pelo seu cliente, aquelas que irão para o álbum, você irá precisar tratá-las.

Se você seguiu nossas dicas de como enviar fotos para o cliente, as fotos recebidas já passaram por uma edição prévia, focada na correção de cor.

Agora, você irá fazer uma edição mais minuciosa, corrigindo pele e outros defeitinhos.

As imagens merecem um certo preparo para a impressão. É sempre bom pensar que quando as fotos são vistas na tela do computador ou da câmera a sensação é de que elas são muito mais claras, justamente pelo fato dos dois equipamentos serem emissores de luz.

No caso das fotos impressas, essa realidade muda muito – por isso, em geral, elas parecem um pouco mais escuras e menos vibrantes.

Isso pode ser solucionado dando mais brilho às imagens, reduzindo contraste e clareando as fotos.

Passo 5: Diagramação

A diagramação é o clímax na construção de um fotolivro. É nesse momento que o álbum vai tomando forma e ganhando a cara do cliente. Por isso, precisa ser muito bem feita.

É importante lembrar que um fotolivro não é apenas um conjunto de fotos. Ele é um livro que irá contar uma história. Por isso, precisa ter começo, meio e fim.

Também é preciso ter elementos gráficos que instiguem e prendam a “leitura” do seu fotolivro. Assim, quem pegar para ver o álbum terá curiosidade em vê-lo todo, página por página.

Uma boa diagramação fará com que o espectador seja transportado para aquele dia, mesmo que ele não tenha participado do evento. Quando chegar ao final, se a história foi bem contada, ele estará emocionado.

Neste artigo aqui damos 15 dicas de diagramação para você caprichar nos seus álbuns.

Blog IpsisPro Imagem-5-abas-inferior-1024x576 Da escolha do software até a impressão: 7 passos de como fazer um fotolivro

Passo 6: Aprovação

Ao finalizar a diagramação do fotolivro, é importante que o mesmo seja enviado para aprovação do cliente.

Nesse passo, você ainda conta com uma ajuda extra do IpsisPro Designer: é possível exportar uma cópia do fotolivro em PDF para que seja enviada como prova para seu cliente.

Se você tiver construído o fotolivro com o cliente, definindo quantidade de páginas e enviando as fotos para ele escolher, provavelmente haverá poucas alterações a serem feitas.

Lembre-se que essa revisão do cliente é muito importante já que é comum o fotógrafo cometer pequenos erros ao diagramar, como inserir duas fotos iguais, por exemplo.

Passo 7: Impressão

Fazer uma boa diagramação é 60% do processo de como fazer um fotolivro perfeito para seu cliente. Os outros 40% vêm de uma boa encadernação, acabamento, bons materiais e impressão. E isso a IpsisPRO tem de sobra!

Cuidados importantes ao criar um fotolivro

Evite colocar fotos coloridas e em preto e branco em uma mesma página

A mistura de fotos coloridas e em preto e branco na mesma página prejudica a harmonia do álbum. Só faça essa mistura se o seu cliente quiser muito!

Evite colocar fotos desproporcionais em uma mesma página

A harmonia também deve estar presente na disposição das imagens em uma página. Imagens desalinhadas desequilibram o resultado final e produz alguns ruídos na página.

Cuide para não deixar aqueles pixels a mais para cima ou para baixo quando você for posicionar as fotografias em uma lâmina.

A mesma coisa acontece com os espaços em branco entre uma foto e outra. Use o mesmo espaçamento entre uma foto e outra. Quando não é uma sequência de fotografias e você não quer colocar lado a lado as fotos, deixe os mesmos espaçamentos em todos os lados.

Se quiser fazer algo assimétrico, faça proposital, não deixe que aparenta ser um erro seu.

Evite colocar fotos com cores muito diferentes

Tome cuidado com as cores. Ao colocar várias imagens ao longo do álbum, preste atenção e tome cuidado para uniformizar as cores das fotos quando for editá-las.

Muitas vezes, os fotógrafos utilizam mais de um corpo de câmera nas coberturas e acabam tendo diferenças de cor nas imagens descarregadas. Não esqueça de abrir as páginas no Photoshop e ajustar os tons de cada lâmina.

Decidiu começar a oferecer álbuns para seus clientes? Conte com a gente para tornar seus fotolivros encantadores, verdadeiros e emocionantes!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades

Newsletter