Fotografo segurando a camera

Diafragma da Câmera fotográfica [Por onde eu começo?]

março 10, 2021

COMPARTILHE

No post de hoje, vamos voltar a falar sobre os recursos da máquina fotográfica, afinal é preciso conhecer seu instrumento de trabalho, não é mesmo? Já falamos do ISO em um post anterior – que controla a sensibilidade de iluminação – e agora vamos falar de um mecanismo que tem estreita relação com ele e é essencial para garantir belas fotografias: o diafragma.

Mas o que é diafragma?

O diafragma, assim como o ISO, também controla a quantidade de luz captada pela câmera, mas de forma um pouco diferente. Aliás, se fizermos uma comparação com o olho humano, seria a íris: ele é um dispositivo formado por lâminas que aumenta ou diminui a passagem de luz dentro da objetiva da câmera e serve também para controlar a profundidade de campo.

Isso quer dizer que: quanto mais aberto, mais luminosidade passa pela lente e quanto mais fechado, menos luz.

 

Blog IpsisPro Diafragma-na-fotografia Diafragma da Câmera fotográfica [Por onde eu começo?]

 

O tamanho da abertura do diafragma é indicado em numerações f/x. Quanto maior o número f/x, menor é a abertura da objetiva. Por exemplo, em f/22 teremos um diafragma bastante fechado, enquanto em f/2 teremos um diafragma mais aberto.E aí você deve estar perguntando: o que é esse “f/x”? Nós explicamos.

Nessa equação, o “f” representa a distância focal da objetiva dividida por um número. Esta equação nos dá o tamanho exato do diâmetro da abertura da objetiva. Parece difícil no começo, mas logo você aprenderá a ler esses números e saber a abertura da “íris” da sua câmera.

Vale lembrar: nem todas as câmeras conseguem ajustar a abertura para todos os valores, pois depende do tipo de lente que está sendo usado. Busque sempre informações sobre os valores de abertura, o máximo e o mínimo, ao adquirir uma câmera.

 

Blog IpsisPro Fotografo Diafragma da Câmera fotográfica [Por onde eu começo?]

 

Profundidade de campo

Também conhecido como DOF (do inglês, depthoffield), é o fator mais visível afetado pela abertura e ela interfere diretamente na profundidade de campo – que é a profundidade do seu foco, quão amplo é o seu foco – e quanto mais aberta está a lente, menor é essa profundidade e vice-versa.

Ao observar uma fotografia, ela pode estar completamente focada, ou com algumas partes focadas e outras não. Esse é o efeito visual da profundidade de campo, quanto maior ela é, mais áreas da imagem ficam nítidas, e quanto menor ela é, menor é o ponto de foco. Em resumo: seria as várias “camadas” na imagem e a câmera digital precisa ajusta-lo.

 

Blog IpsisPro Diafragma-na-fotografia-02 Diafragma da Câmera fotográfica [Por onde eu começo?]

 

Aprender a mexer com esse é efeito é fundamental para o fotógrafo, pois assim você cria novas perspectivas e enriquece a fotografia, fora que dá sensação de maiores dimensões e distâncias. Claro que depende também da luminosidade dos ambientes, mas a experiência e o olhar aguçado ajudarão nessa tarefa.

Aliás, usando esses recursos, você evidencia elementos da paisagem, traz o que é importante para o primeiro plano e deixa o que não é lá atrás. É um trabalho de observação aliado ao mecanismo da câmera fotográfica. Unindo esses dois elementos, suas fotos ficarão formidáveis!

 

Blog IpsisPro Camera-fotografica Diafragma da Câmera fotográfica [Por onde eu começo?]

 

Por fim, esperamos que tenha curtido este conteúdo sobre o diafragma *-* Mas fica aqui com a gente ainda, temos tantos conteúdos para mostrar a vocês 😀 Temos uma matéria ótima falando sobre Pixel na Fotografia. Clica aqui para dar uma olhada.

Venha conhecer a IpsisPRO, temos fotolivros com qualidade, rápida entrega e software fácil de usar, tudo para beneficiar você amigo(a) fotógrafo(a). Acesse clicando aqui 🙂

Siga-nos nas redes sociais:

IpsisPRO – Instagram | Facebook | Pinterest  | Twitter

IpsisPUB – Instagram

Fotografos Online – Instagram

A Casa Retrato – Instagram

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades