tecnicas de fotografia para iniciantes

Faça fotos mais originais com essas técnicas de fotografia para iniciantes

fevereiro 12, 2019

COMPARTILHE

Conhecer as diversas técnicas de fotografia para iniciantes e saber usá-las bem pode ser tudo o que você precisa para se diferenciar no mercado.

Ao aprender essas técnicas, você irá construir um jeito de fotografar próprio, só seu. Assim, suas fotos serão inconfundíveis, tanto pela qualidade quanto pela originalidade.

Por isso, neste artigo iremos te ensinar a construir composições ideais, proporcionando efeitos extraordinários!

Técnicas de fotografia para iniciantes

Regra dos Terços

A Regra dos Terços é uma das mais populares entre os fotógrafos. De maneira geral, ela diz que ao compor um enquadramento, o profissional deve traçar quatro linhas para dividir a tela em nove partes iguais.

Os objetos principais devem ser posicionados nas intersecções dessas linhas, como na imagem abaixo.

Blog IpsisPro regra-dos-terços Faça fotos mais originais com essas técnicas de fotografia para iniciantes

Essa técnica torna sua foto diferente ao deslocar os principais objetos da imagem do centro para as laterais, gerando um enquadramento muito mais rico.

Utilizando a Regra dos Terços, aquela fotografia simples de uma paisagem monótona se transforma em algo muito mais agradável aos olhos.

Algumas câmeras fotográficas trazem, no visor, as quatro linhas guias da regra dos terços, facilitando o trabalho do fotógrafo.

Contudo, não é preciso se prender completamente a elas, já que elas são apenas uma referência. O mais importante é tentar deixar de centralizar o elemento principal.

Regra das cores

Entre as técnicas de fotografia para iniciantes, uma costuma ser bastante ignorada pelos fotógrafos. É a criação de uma paleta de cores para o cenário a ser fotografado.

Ter uma harmonia entre as cores é importantíssimo para que o cenário da sua foto flua naturalmente e não se torne desgastante aos olhos.

Ao utilizar a regra das cores, é possível dar a uma imagem simples um grande potencial instintivo e criativo. Além disso, cada cor mexe com um tipo de emoção das pessoas.

Utilizando-as de maneira certa, sua foto será uma explosão de sentimentos. Aprenda a usar a combinação de cores na fotografia para emocionar seus clientes.

Além disso, as cores possuem 3 propriedades:

Matiz – esse é o primeiro atributo da cor. Matiz é uma das propriedades que permite distinguir e classificar uma cor de outra.

Saturação – é definida pela quantidade de cinza contido na cor, se refere à pureza da cor. Quanto mais pura ela for, mais saturada ela é.

Brilho – diz respeito à claridade da cor, ou a ausência dela.

Todas essas técnicas você pode utilizar para dar mais qualidade às suas fotos.

Panning

À primeira vista, o Panning dá a impressão de que o objeto em foco está parado e o fundo se move. Mas, na verdade, acontece exatamente o contrário!

Para realizar essa técnica, é preciso deixar o obturador da câmera com uma velocidade lenta, enquanto o fotógrafo acompanha o objeto no movimento que ele exerce. A velocidade baixa permite que a lente capture a transição do fundo.

No entanto, para conseguir esse efeito, é preciso ter firmeza nas mãos e muita concentração. O melhor é utilizar um tripé e ficar preparado para o momento em que o objeto principal da sua imagem vier em sua direção.

Blog IpsisPro panning1 Faça fotos mais originais com essas técnicas de fotografia para iniciantes

 

Longa Exposição

Na técnica de Longa Exposição, o obturador é programado para abrir e fechar após alguns segundos, mais lentamente que o normal.

Para realizar a técnica, você pode conferir a fotometria pela própria câmera e ajustar o tempo de exposição para um bom resultado.

Nesse tipo de foto também é indispensável o uso do tripé, pois é praticamente impossível manter a câmera na mesma posição por alguns segundos utilizando apenas as mãos.

Apesar de utilizada em diversas situações, a longa exposição ficou conhecida pelas lindas fotografias noturnas, com céu estrelado, como nessa foto de Samy Al Olabi.

Blog IpsisPro longa-exposicao-1024x544 Faça fotos mais originais com essas técnicas de fotografia para iniciantes

 

Bokeh

A palavra “Bokeh” vem do japonês “Boke”, que significa “desfoque”. Esse efeito possui uma definição bastante ampla e é facilmente reconhecível. No entanto, muitas vezes ele é confundido com a fotografia macro. Apesar de serem efeitos quase que complementares, eles não são exatamente a mesma técnica.

O Bokeh é reconhecido principalmente pelo desfoque em forma de disco que é ocasionado pelas luzes ou áreas ao fundo da imagem, que parecem bolinhas na maioria das vezes.

Alguns fotógrafos colocam filtros na frente da lente com formatos especiais, como uma estrela ou coração, para que os desfoques do Bokeh fiquem com essa forma.

Para conseguir uma imagem com Bokeh é preciso diminuir a profundidade de campo, aumentando ao máximo a abertura da lente.

Também é necessário desfocar as fontes de luz do fundo para que elas se transformem nas simpáticas bolinhas na sua imagem.

O efeito do Bokeh surge por causa da distorção dos detalhes e das pequenas fontes de luz no fundo da imagem.

Blog IpsisPro Bokeh Faça fotos mais originais com essas técnicas de fotografia para iniciantes

 

Lens Flare

O Lens Flare é uma das técnicas de fotografia para iniciantes mais amadas pelos fotógrafos. Trata-se de uma distorção da luz que reflete diretamente na lente.

Quando o raio de luz bate no centro da lente, a foto fica estourada e o trabalho é em vão. Porém, quando ela entra por meio das bordas, ela acaba criando essa curiosa técnica.

O grande segredo para executar essa técnica está no enquadramento da foto. A fonte de luz deve estar presente no canto do quadro, refletindo os raios nas bordas da lente.

Pode levar algumas tentativas, mas o efeito do Lens Flare é único e transforma um retrato simples em um clique profissional.

Uma curiosidade é que essa técnica surgiu como uma falha. Provavelmente, você mesmo já deve ter tirado uma foto assim acidentalmente!

Blog IpsisPro Lens-Flare Faça fotos mais originais com essas técnicas de fotografia para iniciantes

 

Golden Hour

Não precisa nem ser profissional para saber que as fotos tiradas no por ou nascer do sol são as queridinhas entre os fotógrafos. Essa técnica é chamada de Golden Hour.

O que favorece a estética da fotografia nesses horários é a angulação do sol, que está iluminando diretamente os elementos da foto em um ângulo de frente, e não muito inclinado.

A iluminação é mais suave e as sombras são menos “duras”. Ainda assim, toda a cena é iluminada, causando um efeito dramático interessante.

Em alguns casos, o reflexo do sol encobre os elementos da foto criando um filtro natural que parece deixar a foto com menos contraste, sendo esse também um tipo de lens flare.

Essa é uma das principais técnicas de fotografia para iniciantes que querem fazer fotos românticas ou de casais.

É preciso ser rápido ao fotografar nessas horas do dia, já que essa condição de luz vai embora muito rapidamente. Normalmente, o sol está nessa posição durante meia hora de manhã e meia hora ao final do dia.

Um belo exemplo dessa técnica é essa foto do fotógrafo Felipe Sousa.

Blog IpsisPro Golden-Hour-1024x683 Faça fotos mais originais com essas técnicas de fotografia para iniciantes

 

Primeiro plano de interesse e profundidade

As fotografias são, por natureza, em 2D. No entanto, ao incluir um primeiro plano de interesse, é possível dar uma sensação de 3D no olhar.

Essa técnica é muito usada em cachoeiras e outras imagens que contém água. No caso das quedas d’águas, as pedras da paisagem são perfeitas para o primeiro plano de interesse. Ao colocá-las em destaque, toda a imagem parece possuir outra perspectiva.

Blog IpsisPro primeiro-plano-de-interesse-e-profundidade Faça fotos mais originais com essas técnicas de fotografia para iniciantes

 

Puxada de Zoom

A Puxada de Zoom adiciona movimento ao redor do elemento principal da fotografia. Diferente do Panning, essa técnica também pode ser aplicada à cenários estáticos.

Apenas baixando a velocidade do obturador é possível obter resultados bem legais.

Para fazer o efeito, é preciso ajustar a câmera para velocidades mais baixas e o diafragma para aberturas menores.

Na hora de capturar a imagem, é preciso clicar e puxar o zoom ao mesmo tempo. Por isso são necessárias velocidades mais baixas. Alguns fotógrafos também giram a câmera juntamente com a puxada do zoom para obter efeitos mais distorcidos.

Blog IpsisPro puxada-de-zoom Faça fotos mais originais com essas técnicas de fotografia para iniciantes

Contraluz

Uma das técnicas de fotografia para iniciantes mais simples e conhecida é a contraluz. Basta posicionar o item principal da foto à frente da iluminação, delineando belas silhuetas na paisagem.

A contraluz é uma técnica versátil e pode ser feita com luz natural ou artificial. Ela pode deixar a silhueta do assunto principal completamente escura ou apenas ressaltar os detalhes. Tudo depende da visão que você criou para sua foto.

Essa técnica também é ótima para ser aplicada no momento do por ou do nascer do sol.
Lembre-se de fazer a fotometria com atenção para não estourar a claridade do fundo ou escurecer a imagem inteira, como o objeto principal.

Foto noturna

Existe um acessório essencial para se fazer imagens noturnas: o tripé. Isso porque qualquer movimento mínimo pode deixar uma imagem tremida no escuro.

Para tirar boas fotos noturnos, você precisará configurar a sua câmera. Mas essa configuração irá depender do tipo de equipamento que você está usando e a forma como os menus foram programados.

Se você está em uma câmera portátil ou uma superzoom, procure pelo modo manual de seu equipamento. Se você está em uma DSLR, gire o botão de seleção de cena até o “M”.

Para esse tipo de foto, você pode ignorar um pouco o seu fotômetro. No escuro, ele não é de muita utilidade, já que mesmo com as configurações certas, ele irá continuar marcando a falta de luminosidade no ambiente.

Configure manualmente o ISO. Se você mesmo não colocar seu ISO para números mais baixos, como 100 ou 400, dificilmente sua imagem ficará limpa. Isso acontece porque deixando no automático a câmera irá usar a sensibilidade do sensor nos níveis mais altos.

Se você quiser deixar as imagens “borradas” com movimentos de pessoas e carros, por exemplo, mantenha a velocidade do obturador o mais baixa que conseguir e deixe aberturas mínimas no diafragma.

Caso não queira dar esse efeito de movimento à imagem, inverta a equação. Deixe a abertura do diafragma no máximo que puder e aumente um pouco a velocidade do obturador.

Para focar, use o liveview (tela LCD) da câmera e dê zoom para focar manualmente. Não confie no foco automático para as fotos noturnas. Normalmente, é mais fácil focar em pontos de luz do que em outras áreas.

Quebrando as regras

É importante ressaltar que as técnicas de fotografia para iniciantes e as regras existem apenas como guias. Você pode quebrá-las, sem precisar se sentir culpado.

O diferencial da sua foto está no seu olhar. Vale a pena você conhecer cada regra para então saber como quebrá-la!

O importante é sempre valorizar todos os elementos e saber mostrar exatamente o que deseja, seja deslocando os objetos para o lado através da regra dos terços ou abusando de fundos desfocados e elementos inusitados nas suas imagens.

E na hora da impressão, você já sabe exatamente com quem contar para ter fotolivros perfeitos! Conheça nossos modelos de álbuns.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades

Newsletter