ideias para ensaio fotográfico infantil

Ideias para ensaio fotográfico infantil para cliques perfeitos

abril 22, 2019

COMPARTILHE

Fotos com crianças são extremamente fofas, mas para conseguir os melhores cliques desses baixinhos, é preciso jogo de cintura. Por isso, trouxemos algumas ideias para ensaio fotográfico infantil.

Veja como ganhar a atenção das crianças e conseguir que elas façam as poses que você deseja. Além disso, trouxemos dicas técnicas de câmera, locação e para a escolha do tema.

Ideias para ensaio fotográfico infantil

Escolhendo a temática do ensaio

A primeira coisa a ser feita para conseguir realizar um ensaio infantil harmônico é definir um tema para esse ensaio. Essa escolha também irá agilizar e facilitar o seu trabalho, além de orientá-lo, principalmente se as fotos forem ser transformadas em um fotolivro.

Converse com os pais e definam juntos qual será o tema desse ensaio. Se eles ficarem meio perdidos, as perguntas abaixo poderão ajudá-los a decidir:

  • A criança pratica alguma atividade, como balé, futebol, ou aulas de violão?
  • A criança é fã de alguma saga ou universo fictício?
  • Quais são os animais favoritos da criança?
  • Quem são os personagens favoritos da criança?
  • Quais são seus brinquedos mais queridos?

A temática ajudará a ativar a memória afetiva da família no futuro, já que irá deixar marcado personagens e atividades que faziam parte do cotidiano da criança naquela fase.

Essa definição também será uma semente criativa para que você tenha ideias para esse ensaio fotográfico infantil.

 

Blog IpsisPro ideias-para-ensaio-fotográfico-infantil-3 Ideias para ensaio fotográfico infantil para cliques perfeitos

Locação

O segundo passo para estruturar qualquer ensaio fotográfico é escolher o local onde serão realizadas a captura das imagens.

Há um leque gigante de locações que podem ser usadas de cenário para o ensaio como parques de diversão, praças, bosques, chácaras, praias, hotéis fazendas, estúdio ou até mesmo a própria casa do cliente.

Cada uma dessas locações possui vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas. Os locais públicos e cartões postais das cidades, por exemplo, sempre trazem um charme quando são usados como pano de fundo para as fotografias e costumam ter acesso gratuito.

No entanto, te deixará refém do tempo e você também terá que lidar com o fluxo de pessoas que transitam no local. Leve em conta que se houver um grande número de pessoas transitando pelo local, isso poderá deixar a criança acanhada ou assustada.

Se ainda assim valer a pena registrar as fotos nesses pontos turísticos, opte por horários e dias com menor movimentação.

Já os locais fechados trazem mais conforto, já que são livres de aglomerações. Além disso, é possível garantir que as fotos sejam realizadas no dia agendado, já que o ensaio não dependerá do clima para acontecer.

Por outro lado, há uma limitação de espaço e cenários, diferentemente de um parque que oferece uma gama imensa de fundos e objetos para composição da fotografia.

Na hora de escolher a locação, também é preciso levar em conta o tema definido para o ensaio e o gosto da criança. Por exemplo, se o tema é piquenique, o ideal é que as fotos sejam feitas ao ar livre para que fique mais natural.

Se a criança adora animais e foi previsto fotos com interação com os mesmos, opte por um hotel fazenda.

Uma ideia para ensaio fotográfico infantil é usar um parque de diversão como locação. Coloridos, alegres e divertidos, nessa locação você não precisará se preocupar com cenário, já que o local tem tudo o que se precisa. Além disso, você não terá nenhuma dificuldade para conseguir fotos espontâneas e alegres.

É preciso levar em conta essas variáveis e verificar qual se encaixa melhor nas suas possibilidades e na possibilidade dos pais de agenda e de cenário.

Composição do Cenário

Os inúmeros acessórios e toda a composição do cenário são os fatores que mais pesam para os pais ao optarem por contratar um ensaio fotográfico infantil. Eles querem ver os filhos em cenários diferentes dos habituais, interagindo com brinquedos, se divertindo muito e em novos ângulos e perspectivas.

No entanto, não precise se preocupar em ter ou levar uma grande quantidade de objetos para o ensaio. Concentre-se nos artigos que fazem sentido e se harmonizam com o tema escolhido. Esse é um dos motivos que torna a escolha do tema tão importante!

Alguns itens chave que você pode levar para o ensaio são:

  • Óculos escuro;
  • Chapéus;
  • Brinquedos coloridos;
  • Tecidos.

Lembre-se que todos esses itens devem ter alguma relação com o tema do ensaio!

Você também pode solicitar aos pais que levem os brinquedos preferidos do filho para serem usados nas fotos.

A preocupação com a composição do cenário é maior quando este é realizado dentro de um estúdio. Se as imagens forem ser captadas ao ar livre, você não precisa se preocupar muito com esse item. Use o que estiver disponível no ambiente. Seja criativo! No mais, deixe a criança brincar e se divertir. Deixe fluir!

Blog IpsisPro ideias-para-ensaio-fotográfico-infantil Ideias para ensaio fotográfico infantil para cliques perfeitos

Roupas

Ensaio fotográfico infantil sem fantasia não é um ensaio fotográfico infantil. Então, leve pelo menos uma fantasia que seja relacionada ao tema do ensaio.

Veja algumas ideias:

  • Figurino do personagem tema do ensaio;
  • Super-heróis, princesas, piratas e outras fantasias comuns;
  • Se o tema for relacionado a fazenda, leve a fantasia de algum animal;
  • Se o tema for piquenique, fantasie a criança de alguma fruta ou doce;
  • Se for relacionado a algum esporte ou dança, leve o figurino respectivo, como de bailarina, músico etc.

Converse com os pais e veja se a criança já tem uma fantasia relacionada com o tema. Se o tema do ensaio for o super-herói favorito da criança, com certeza ela terá essa fantasia.

Mas é claro que as fantasias não estarão presentes em todas as fotos. Faça também imagens com a criança vestida com roupas normais.

Oriente os pais a levarem roupas com cores fortes e alegres, que combinam muito com esse tipo de book.

Na hora de escolher a roupa, também é preciso ficar atento as cores do cenário. Por exemplo, se as fotos forem ser feitas em meio a natureza, a criança deve evitar usar verde para não se camuflar e ficar escondida no ambiente. Ela precisa ser o destaque da foto!

Tente harmonizar a roupa com o cenário para que as imagens saiam ainda mais linda. Veja segredos para a combinação de cores na fotografia.

Faça, no máximo, 3 trocas de roupa. Mais que isso, estenderá muito o ensaio, deixando a criança impaciente e cansada. Lembre-se que a sessão precisa ser divertida!

Cuidados durante o ensaio

Apresente-se: Para que a criança se solte durante o ensaio, ela precisa ter intimidade com você. Por isso, antes de começar a fazer as fotos, se apresente. Diga seu nome, explique você vai fotografá-la e que será muito divertido. Que vocês vão fazer várias brincadeiras juntos.

Pergunte o nome do seu pequeno cliente, quanto anos ele tem, do que ele gosta de brincar. Faça amizade!

Cuidado com a iluminação: a criança pode se incomodar com luzes muito fortes ou quentes. Diferentemente dos adultos, elas não estão acostumadas com spots.

Respeite os horários da criança: converse com os pais sobre como é a rotina da criança e marque o ensaio para um horário em que costumeiramente ela está mais ativa. E lembre-se de fazer pausas para não cansar o pequeno.

Se a criança está na fase de fazer sonecas, o ideal é que o ensaio seja agendado para depois dessa soneca. Faça as fotos com a criança alimentada e descansada.

Blog IpsisPro ideias-para-ensaio-fotográfico-infantil-5-1024x683 Ideias para ensaio fotográfico infantil para cliques perfeitos

créditos: Retrô Kids Fotografia – www.retrokidsfotografia.com.br

Para os cliques

Deixe a criança a vontade, brincando, interagindo e se divertindo com os itens do cenário. Assim, você conseguirá captar sorrisos espontâneos.

Quando a criança tiver criado uma intimidade com você, comece a pedir que ela faça algumas poses. Entre as mais certeiras estão às mãos no bolso para os meninos e mãos na cintura para as meninas.

Faça planos americanos e fotos em movimento para deixar o álbum mais dinâmico. Essa variação de imagens irá te ajudar na hora da diagramação. Aproveite e confira 12 dicas para diagramação de álbum infantil.

Se o pequeno não estiver afim, não force poses. Eles já escutam ordens o dia todo dos pais e professores, então, deixe elas se divertirem nesse dia.

Tente conversar com a criança e ser sua amiga. Faça tudo parecer uma brincadeira.

Crie brincadeiras e desafios

Uma boa ideia para ensaio fotográfico infantil é convidar a criança para fazer o Jogo da Imitação. Ela deverá imitar todas as poses que a mamãe ou o papai fizer. Assim, você vai conseguir as poses que deseja fazer e ela irá rir muito com a brincadeira.

Você também pode fazer um trato com a criança em que ela propõe uma pose e você propõe outra.

Outra dica para conseguir a atenção da criança é inventar uma historinha e fazer o ensaio parecer uma verdadeira aventura.

Você pode contar a história como se cada momento do ensaio fosse um capítulo e um novo desafio para a personagem.

Para estimular a criança a participar, você pode pensar em um brinde e dividi-lo em partes. Após cada etapa concluída do ensaio, você entrega uma parte do brinde para a criança. Quando o ensaio terminar, ela estará com o brinquedo completo. Assim, você irá transformar a sessão de fotos em uma verdadeira caça ao tesouro.

Crianças menores de 7 anos ainda não sabem brincar direito, então pode ser que elas não topem participar de jogos e desafios. Para elas, o ideal é pedir poses usando os comandos “corre daqui para lá”, “dê uma cambalhota”, “faça um giro”, “mostre a língua”, “faça careta”. Assim, elas vão associar a sessão a um momento de diversão.

Além das poses, aproveite os momentos de descontração da criança, seja nas brincadeiras, com os brinquedos ou com os pais, para captar toda a sua alegria.

Inclua os pais no ensaio

Tire algumas fotos da criança com os pais. Esse momento é muito especial e por isso a relação, o amor e a troca de carinho entre a família merece ser registrada.

Muitos pais não gostam de aparecer em fotos. Por isso, mostre para eles a importância desse registro. Explique que esse registro vai ser importante para a criança quando ela crescer. Ela ficará muito feliz em ver no fotolivro como os pais eram afetuosos com ela e todo o amor que sempre existiu na família.

Peça para eles irem arrumados para também participarem da sessão. Sugira que eles brinquem com os filhos, corram juntos, deem risadas. Coloque músicas para tocar e peça para eles dançarem com a criança. Uma das etapas do ensaio precisa ser essa interação.

Blog IpsisPro ideias-para-ensaio-fotográfico-infantil-6-1-1024x683 Ideias para ensaio fotográfico infantil para cliques perfeitos

Dicas técnicas

Iluminação é tudo! Então, nos dias anteriores a sessão, tenta preparar a iluminação. Se o ensaio for em um local fechado, visite e veja como a luz de comporta no ambiente e se é preciso levar algum refletor ou spot de luz.

Se for em local aberto, visite o lugar no mesmo horário agendado para a sessão na semana que antecede ensaio para verificar quais são os pontos em que a luz está melhor naquele horário.

Se no dia o sol estiver bem visível, use-o a seu favor. Fotografe de costas para ele e disponha a criança num ângulo de 45 graus em relação ao sol. Assim, você irá evitar as sombras e nuances indesejadas.

Nos ensaios ao ar livre, tente tirar as fotos próximo ao nascente ou poente do sol. Sabemos o quanto a iluminação nesse horário é perfeita.  Confira três desafios e soluções de como fotografar contra a luz.

Em relação à câmera fotográfica, use um obturador rápido, de no mínimo 1\100 segundos, já que as crianças costumam se mexer o tempo todo.

Outra dica é usar o modo foco contínuo. Com ele ativado, você conseguirá captar fotos espontâneas mais facilmente. Se você está se profissionalizando agora, confira essas técnicas de fotografia para iniciantes.

Outra ideia para ensaio fotográfico infantil é usar uma Gopro. Que tal pedir para os pais levarem a bicicleta da criança ou o patinete e acoplá-la no brinquedo? Com certeza renderá imagens maravilhosas!

E lembre-se de oferecer álbuns de fotografia para seus clientes. Por mais que suas fotos sejam incríveis, elas sozinhas não mostram toda a magia do momento. Explique aos pais que um fotolivro irá contar melhor aquela fase da vida da criança. Assim, além de agregar valor ao seu trabalho, você irá surpreender o cliente.

Na hora de imprimir seus álbuns, conte com a melhor qualidade em impressão e acabamento da IpsisPRO para impressionar seu cliente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades