dicas para ensaio de gestante

Dicas para ensaio de gestante | Agregue valor ao seu trabalho entregando fotos únicas e originais

abril 16, 2019

COMPARTILHE

A gravidez envolve um mundo de emoções e esse momento precisa ser captado com toda a magia que ele contém. Cada ensaio de gestante é um desafio, já que você precisa sempre se superar, ser criativo e fazer fotos originais para manter um alto padrão.

Para te ajudar a tornar esse momento ainda mais especial para a mulher, trouxemos dicas para ensaio de gestante. Dividimos esse conteúdo em três partes: preparação, como fotografar e o que a gestante deve usar. Boa leitura!

Dicas para ensaio de gestante

1) Conheça a mamãe e a história da gestação

Para você conseguir captar toda a emoção que envolve esse período da vida da mulher, você precisa conhecer bem a futura mamãe e toda a história da gestação.

Converse com ela sobre a gravidez, se foi programada ou se foi de surpresa, se está tudo bem com o bebê, se está sendo tranquila ou se é uma gravidez de risco, se sente dores, quanto tempo ela consegue ficar em pé.

Se as fotos forem ser feitas com um casal, é interessante conhecer a história deles, como eles se conheceram, como chegaram nesse momento, como foi a escolha do nome da criança.

Esse briefing vai te ajudar a criar o ensaio, o cenário, as poses e até mesmo a brincar com eles durante a sessão de fotos e arrancar sorrisos espontâneos.

Se a mamãe já tiver outro filho, é interessante você ver o álbum da gravidez anterior e perguntar o que ela mais gostou da sessão de fotos do primeiro filho e o que não gostou.

Veja se tem alguma foto que ela gostaria de repetir. Caso contrário, tente não fazer as mesmas poses. Busque fazer um fotolivro bem original e que tenha a cara dessa nova fase da mamãe.

2) Locações

A locação fará toda diferença no seu trabalho na hora de deixá-lo a cara da gestante.

Converse com a mamãe e tenta entender os seus gostos para que juntas vocês cheguem a locação ideal.

As fotos podem ser registradas em um parque, uma rua, um museu, um edifício, um cenário urbano, na casa da futura mamãe.

Para guia essa escolha, é interessante você saber da grávida o que ela espera do fotolivro. Se busca imagens com cores mais vivas e divertidas, se deseja um álbum mais natural, se quer fotos mais sóbrias, se prefere um estilo mais lifestyle.

Uma importante dica para ensaio de gestante é observar o estilo da gestante na hora de escolher a locação. Por exemplo, mulheres com um perfil mais empresarial, que gostam do movimento das cidades é interessante fazer as fotos com elementos industriais e contemporâneos. Já as mamães mais românticas combinam melhor com ensaios no campo, em meio a natureza.

Tente deixar a mulher o mais confortável possível e a locação irá ajudar para que ela se sinta à vontade e feliz na hora de posar para as fotos.

Também é importante levar em consideração a saúde dela, certificando que no local há lugares para sentar, banheiros, não será preciso subir morro ou fazer grande caminhada.

3) Quando fazer as fotos?

O ideal é que o ensaio seja realizado no início do último trimestre, já que queremos ver a barrigona, né.

No entanto, oriente a grávida a não marcar o ensaio para depois da 33ª semana, já que a partir desse período ela começará a ter mais desconfortos e movimentos simples ficarão mais difíceis de executar, como subir e descer escadas, sentar, etc.

Também é importante certificar-se de que não há complicações e nem o risco de parto prematura. Por isso, é interessante ir acompanhando a gravidez e trocando com a mamãe para que juntas vocês decidam a melhor data.

Se a gravidez for de gêmeos, as chances de as crianças nasceram prematuras são muito grandes. Por isso o recomendado é que o ensaio seja feito no segundo trimestre.

4) O que a gestante deve levar?

Objetos do bebê

Oriente a mamãe a levar para o ensaio tudo o que for significativo para ela e para a família. Pode ser o primeiro sapatinho ou um especial tricotado pela vovó, uma roupinha muito fofa, um brinquedo que tem sido passado de gerações, um item especial da decoração do quartinho do bebê, letrinhas do nome. Tudo o que ela ache que precisa ser lembrado.

Por mais que usar sapatinhos e roupinhas nos ensaios seja clichê, para os pais é importante ter guardado essa recordação. Imagine que delícia é para eles, anos depois, abrir o álbum da gravidez e reviver a emoção que foi segurar o primeiro sapatinho do bebê.

Por isso, você deve sim buscar fazer fotos originais, mas sem deixar as tradicionais de lado, que são tão importantes para a família.

Objetos da gestante ou do casal

Também é interessante orientar a mamãe a levar objetos que marcaram a vida a dois, como um violão, por exemplo.

Ou outros objetos que mostrem a identidade deles, a profissão ou os hobbies, como skate, bicicleta, prancha, entre outros.

Trocas de roupa

O número de trocas de roupa dependerá do pacote escolhido pela cliente, mas normalmente varia de 2 a 4 trocas.

Mesmo que você tenha diversos figurinos em seu estúdio, peça para a mamãe levar algumas roupas dela que ela goste e queira lembrar no futuro.

5) Cuidados

A grávida é a estrela do ensaio e precisa se sentir feliz, confiante e confortável. Por isso, é importante que o ensaio não dure mais do que 3 horas para que não fique cansativo.

O ideal é que você consiga todas as fotos em 2 horas, mas isso dependerá do estado físico que está a mamãe. Preste atenção nos sinais que ela envia. Se a notar cansada, dê intervalos durante a sessão para que ela possa relaxar.

Se outros membros da família forem participar da sessão fotográfica, é importante que você os faça se sentir incluídos para que eles consigam se soltar nas fotos.

Caso o ensaio seja ao ar livre, busque fugir dos dias em que a temperatura está elevada demais. Opte por dias nublados ou por horários mais ao entardecer.

Os melhores momentos para uma sessão fotográfica são no início da manhã ou uma ou duas horas antes do sol se pôr, quando há aquela luz dourada, que dá destaque aos cabelos.

E não se esqueça de tratar cada mamãe de forma única e especial, já que cada uma tem as suas peculiaridades e singularidades.

Blog IpsisPro dicas-para-ensaio-de-gestante-3 Dicas para ensaio de gestante | Agregue valor ao seu trabalho entregando fotos únicas e originais

Dicas para fotografar gestante

1) Poses

Existem uma infinidade de poses que são possíveis de serem executadas. Para tornar seu trabalho original, você deve lançar mão dos detalhes da locação e das diferentes possibilidades de composição.

Para te ajudar, trouxemos aqui alguns pontos que você pode usar para orientar as gestantes nas poses e assim melhorar a qualidade das suas capturas.

Por exemplo, nas poses em que a gestante olha para baixo, para a barriga, você precisa observar se a posição não está criando um queixo duplo em seu rosto.

Tente fazer com que a gestante fique mais relaxada durante as poses. Uma boa dica é pedir para que ela dobre um pouquinho o joelho ou movimente o quadril de um lado para o outro. Evite que ela fique em uma pose estática, sem movimento.

Também é natural que a grávida queira tocar e segurar sua barriga durante o ensaio, mas busque novas posições para as suas mãos. Experimente as mãos nos quadris, nos bolsos, segurando flores ou até mesmo tocando no cabelo.

É claro que a barrigona é o ponto mais importante do ensaio, mas registre toda a transformação da mulher por diversos ângulos. Mostre toda a sua beleza e feminilidade.

Outra dica interessante é trabalhar com os contrastes, principalmente se sombra e luz.

Esse tipo de fotografia dá um clima mais íntimo para as fotos, principalmente quando a mamãe está fazendo carinho na barriga.

2) Fotografe do alto

Outra dica para ensaio de gestante é fazer os cliques do alto. Suba em um banco, em um muro ou em uma árvore, por exemplo. Nesse ângulo, a barriga fica ainda maior e, ao mesmo tempo, a gestante aparenta estar mais magra. Certeza que ela vai amar!

3) Faça closes

Mesmo sendo a barriga o foco principal do ensaio, é preciso mostrar toda a transformação da mulher. Por isso, não deixe de fazer closes. Fotografe os olhos, as mãos, o sorriso.

Varie a intensidade do sorriso. Nesse momento, o papai pode ser um ótimo aliado. Ele pode fazer graça, contar piadas, dançar e conversar com a grávida para que você consiga capturar poses espontâneas.

4) Fotografe a grávida de perfil

Fotografar a grávida de perfil irá valorizar a barriga dela. Procure mostrar as curvas da barriga. A gestante não precisa estar completamente virada para o lado, tente fazer imagens em ângulos de 45° e você verá que funcionam super bem.

5) Faça silhuetas

Outro tipo de imagem interessante para se fazer das grávidas é fotografia de silhueta. Esse tipo de foto valoriza todas as curvas da mulher.

Busque por um fundo limpo, simples ou mais dramático, como uma praia, e capriche! Veja como fotografar contra a luz e fazer lindas silhuetas.

6) Esqueça o flash

Evite ao máximo usar o flash durante o ensaio. Busque por luz naturais ou do estúdio. O flash deixará suas fotos sem identidade e sem emoção.

Se você usar o flash durante a sessão, sua fotografia corre o risco de ficar completamente sem emoção e sem identidade.

7) Observe o fundo

Normalmente, quando fotografamos uma gestante, ficamos muito concentrados nela, na pose e na luz sobre ela e nos esquecemos de toda a composição do ambiente.

Por isso, também fique atento ao fundo. Evite fotografar, por exemplo, em uma sala bagunçada, ou com uma lixeira ao fundo.

Tenha atenção em cada detalhe do cenário. Pense em fundos sólidos ou use lençóis ou colchas como fundo.

Tente sempre deixar ao fundo um visual limpo e tranquilo.

8) Valorize o casal

O casal está trazendo uma criança ao mundo. Não há demonstração de amor mais pura. Tente captar toda essa felicidade que está transbordando deles.

Garanta que o papai faça parte dessa importante lembrança e tente captar as demonstrações espontâneas de afeto que ele demonstra com ela e com o bebê.

Você também pode apostar em poses divertidas com ele. Que tal também fotografar o barrigão dele grávido? Esses momentos de descontração tornará a sessão mais divertida para os dois.

9) Família

Além do papai, outros familiares também podem participar do ensaio da gestante. Inclua avós, madrinha, outros filhos na foto, clicando um momento de descontração entre eles.

Se a grávida tiver outro filho, as fotos tendem a ser ainda mais originais, já que a direção assume uma vida própria quando há crianças entre o casal.

Faça cliques da criança beijando a barriga da mamãe e já ansioso pela chegada do irmãozinho. Além disso, tente dar destaque a interação do filho com os pais, capture toda a intimidade e o afeto que existem entre eles.

Blog IpsisPro dicas-para-ensaio-de-gestante-2-1024x682 Dicas para ensaio de gestante | Agregue valor ao seu trabalho entregando fotos únicas e originais

10) Animais de estimação

Os animais de estimação também são filhos e deixam as fotos ainda mais emocionantes, divertidas e originais.

Faça o animalzinho interagir com a barriga da mamãe. Aposto que essa imagem irá arrancar suspiros de todos.

11) Utilize objetos e faça uma composição

Uma sessão de fotos com uma gestante é uma ótima oportunidade para testar possibilidades de composição, ângulos, enquadramentos.

Utilize os objetos levados pela gestante para compor o cenário, peça para ela interagir com alguns desses objetos, leve você flores, balões, livros, instrumentos musicais.

Se o papai souber tocar algum instrumento, peça para ele levar e tocar para ela, esse momento vai render uma linda e emocionante fotografia.

No entanto, fique atento as cores dos objetos que farão parte de cada cenário. Cuide para que eles fiquem harmoniosos entre si e com a roupa da gestante. Aprenda mais sobre a combinação de cores na fotografia.

12) Lentes

Normalmente, os fotógrafos profissionais utilizam duas lentes para fotografar as gestantes: uma de 85mm e uma de 50mm.

No entanto, todas as lentes podem ser usadas para esse tipo de ensaio. Só tome cuidado ao usar lentes super grande angular, pois elas podem ocasionar em distorções da imagem e fazer com que a mamãe parece maior do que ela realmente está.

13) Elogie a gestante

Muitas mamães têm a autoestima fragilizada durante a gravidez. Por isso, é muito importante que você faça com que ela se sinta bonita. Para isso, busque elogiá-la em diferentes momentos durante a sessão. Mas tente fazer elogios sinceros, hein.

14) Emoção

Converse com a mamãe sobre as emoções que ela está experimentando na gravidez. A contar sobre a sua experiência e reviver esses sentimentos, ela irá transmiti-las durante a sessão.

Quando ela começar a pensar sobre a emoção que é a chegada de um bebê, ela irá transmiti-la em seu rosto e em toda a sua linguagem corporal. Use todos esses sentimentos a seu favor.

15) Saia do óbvio!

As imagens da gestante com os sapatinhos, brinquedinhos e roupas do bebê precisam ser capturas. Mas busque trazer algo mais para a sua sessão. A seguir, te damos algumas dicas para ensaio de gestante que irão aguçar a sua criatividade e te ajudar a sair do óbvio:

  • Adicione miniaturas de bonecos com a profissão dos pais ou o brasão da formação acadêmica;
  • Incorpore ferramentas de trabalho dos pais;
  • Fotografe a mamãe vestida com o uniforme do papai;
  • Use um look radical para casais que gostam de aventura;
  • Tente reproduzir cenas de filmes;
  • Tente reproduzir momentos vividos pelo casal.

Dicas para fotos de gestantes ao ar livre

Fotografar uma mulher que está prestes a trazer uma nova vida ao mundo ao ar livre é mágico porque mostra toda a sua beleza natural. Além disso, a luz natural é a melhor amiga dos fotógrafos, né.

Durante esse ensaio, permita que a modelo interaja com a natureza, com o clima e com tudo o que está ao seu redor. Tire fotos dela deitada na grama, se molhando na cachoeira ou na praia, curtindo todo aquele momento.

A dica para ensaio de gestante ao ar livre é utilizar saia longa, roupas floridas e vestidos esvoaçantes que possam brincar com o vento.

O único problema desse tipo de ensaio é que a sessão fica vulnerável às mudanças climáticas. Por isso, sempre que agendar um ensaio ao ar livre, lembre-se de montar com a gestão um plano B.

Esse plano B pode ser deixar uma segunda data agendada ou pensar em uma segunda locação, caso o dia não favoreça as fotos em locais externos.

Blog IpsisPro dicas-para-ensaio-de-gestante-1024x684 Dicas para ensaio de gestante | Agregue valor ao seu trabalho entregando fotos únicas e originais

Dicas de roupas para ensaio fotográfico gestante

As gestantes sempre se preocupam com o que devem vestir para tornar o ensaio fotográfico ainda mais lindo. O principal conselho que você deve dar para elas é: use uma roupa que mostre a barriga! Afinal, ela é o centro da sessão.

Outra boa aposta são as roupas justas que valorizam o barrigão, além de vestidos soltos e esvoaçantes.

Converse com a gestante e tentem encontrar estilos de roupas que combinem com a locação e a composição do cenário que você imaginou para o ensaio.

Por exemplo, se as fotos forem ser registradas em um lugar urbano, roupas com cores vibrantes serão perfeitas. Agora, se a sessão for ser realizada em um estilo mais natural, o ideal é optar por tons neutros e roupas casuais.

Também é interessante alertar as mamães para que busquem roupas atemporais. Isso fará com que o fotolivro seja sempre lindo e atual, independente de quantos anos se passaram.

Se as gestantes forem usar calça, oriente-a a optar por calças confortáveis. Camisas de botão também são excelentes opções já que dá para deixar a barriga à mostra.

Segue abaixo uma lista de peças que fazem toda a diferença no ensaio:

  • Vestidos longos (Maxi vestidos);
  • Cropped;
  • Ciganinha;
  • Saia longa;
  • Saia midi;
  • Pantalona;
  • Rendas;
  • Roupas semitransparentes.

Ir de sutiã e calcinha cor de pele

Outra dica importante é ir com roupa de baixo na cor da pele. Assim, mesmo com as trocas de figurino, elas não irmão marcar e nem aparecer nas fotos.

Procure por lingerie mais larguinha, que não fique muito apertada na pele para não marcar as gordurinhas.

Marido e filho

O papai e o irmãozinho devem vestir roupas de cores neutras ou que combinem com os looks da gestante para ajudar na composição da foto.

Sapatos

Como os pés da gestante costumam ficar muito inchados, tente fazer as fotos com ela descalça mesmo e bem a vontade. Além disso, fotografá-la descalça irá conferir um tom leve e mais natural às imagens.

De qualquer forma, oriente a grávida a levar o sapato mais confortável que tiver em casa e que seja em tom neutro.

Acessórios

Oriente a gestante a levar acessórios que combinam com os looks, como colares, anéis, pulseiras, brincos.

De acordo com a época do ano, também é interessante usar acessórios da estação como lenços, chapéus, cachecóis, entre outros.

Produção

Para que as imagens fiquem ainda mais linda, oriente a gestante a ir a um salão se arrumar, fazer as unhas, caprichar na make e deixar o cabelo impecável. Isso irá ajudá-la a se sentir mais bonita e confiante durante a sessão de fotos.

No entanto, peça para que ela faça uma maquiagem leve e bem natural.

Já os cabelos, o ideal é que fiquem soltos e escovados. Tudo bem fazer um penteado leve, mas nada muito artificial.

Foto no papel

Sabemos o quanto é ótimo ter a comodidade da fotografia digital. No entanto, nada substitui o prazer de sentar em família ou entre amigos e folhear um álbum de fotos.

As fotos soltas podem ser lindas, mas não tem a mesma magia de quando unidas em um fotolivro, contando a história daquele momento.

Por isso, mostre para sua cliente a importância de ter um álbum ao alcance das mãos para que quando a saudade do barrigão bater, ela possa recordar facilmente e mostrar para o filho o quanto ele foi esperado.

Ainda não se sente seguro para oferecer um álbum aos seus clientes? Aprenda a fazer um fotolivro em 7 passos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

FABRICA BLOG - 1

Sobre a IpsisPro

Transformamos ideias em imagens que saltam aos olhos! Seus clientes vão poder desfrutar do mesmo requinte de livros de arte e de renomados fotógrafos brasileiros através dos trabalhos da IpsisPRO.

Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para trabalhos de fotógrafos profissionais.

Fique por dentro das nossas novidades